Uma pizzaria chamada “Pizza Maker & Down”, localizada em Paulista, na Grande Recife, tornou-se a primeira do mundo a operar totalmente com uma equipe de 36 funcionários com síndrome de Down.
Com o objetivo de incluir e dar mais autonomia a jovens com síndrome de Down no mercado de trabalho, a pizzaria foi inaugurada na última segunda-feira (7).
Em 2018, após observar o desenvolvimento de seu sobrinho Matheus, que tem síndrome de Down, a empreendedora e chef pizzaiola Erilene Monteiro decidiu criar um projeto focado em oferecer cidadania e renda para pessoas com Down.
Erilene, dona de uma escola de pizzaiolos há 25 anos, aproveitou a estrutura existente para formar, gratuitamente, jovens e adultos com Down, entre 15 e 40 anos. No entanto, mesmo formados, eles enfrentavam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.
A solução encontrada foi a criação de um buffet exclusivo, gerido por pessoas com Down, que atendia eventos de até 200 convidados nos finais de semana. Após o sucesso do buffet, Erilene realizou o sonho de abrir uma pizzaria, com o apoio da administradora do shopping Norte Janga, Cléia Alves, que acolheu a proposta.
A pizzaria foi montada em um mês, com um investimento de R$ 100 mil, utilizando equipamentos da escola e doações de ingredientes de parceiros.
O projeto de capacitação de pizzaiolos com Down, que continua na escola de Erilene, já formou 40 profissionais.