João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 22.95ºC
IBOVESPA 134572.45
Euro 6.1938
Dólar 5.6002
Peso 0.0058
Yuan 0.7898
Primeira vereadora surda eleita na Paraíba participa do 2º Conalec em João Pessoa
10/06/2022 / 13:07
Compartilhe:

A primeira vereadora surda eleita na Paraíba e no Nordeste, Ana Kelly, de Araçagi, participou nesta quinta-feira (09) do II Conalec e do I Encontro Paraibano de Câmaras Municipais, que acontece até esta sexta-feira (10) no auditório Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa.

Com auxílio de uma tradutora, a parlamentar afirmou que foi a primeira vez que chegou em um evento acessível na comunicação, com intérprete de libras.

“Estou lutando por acessibilidade na Câmara. Não é fácil. A gente encontra muitos obstáculos. Na cidade não tem intérprete de Libras e nós só conseguimos uma intérprete na Câmara e é muito difícil quando vou participar dos eventos”, disse, lembrando das dificuldades de promover eventos em Araçagi por causa da falta de intérprete que, geralmente, tem que se deslocar de João Pessoa.

Ana Kelly informou que está fundando na cidade a associação de pessoas com deficiência, cobrando praças acessíveis e apresentando requerimentos que contemplem melhorias para esse segmento da sociedade.

“Algumas pessoas, no começo, ficaram questionando: ‘como assim, uma vereadora surda ?!’. Mas meu pai, junto comigo, nós lutamos e nos elegemos e eu estou aqui para mostrar a diferença. Sou humana, sou mulher, tenho deficiência e a gente fica preocupada com todas as pessoas com deficiência que precisam ter acessibilidade em vários espaços”, argumentou.

De acordo com ela, é preciso divulgar a inclusão, dar informações sobre acessibilidade nos municípios do interior e evitar que pessoas com deficiência sejam escondidas. “Nós temos espaço, temos nossas leis garantidas”, destacou.