Brasileiros desembarcaram nesta quarta-feira (11) na Base Aérea de Brasília, vindos de Tel Aviv, Israel, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre os 211 passageiros que chegaram hoje estão duas paraibanas que estavam em Israel à turismo.
Adauto Fernandes, secretário Executivo da Representação Institucional da Paraíba, informou que a terceira compatriota, que estava a 400km de Jerusalém, será acomodada no próximo voo. O Itamaraty optou por repatriar as pessoas mais próximas e com pouca bagagem para garantir um retorno seguro.
Ao todo, cinco paraibanos estavam em Israel quando o conflito com o grupo Hamas teve início, no sábado (7). Dois deles, o vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira, e a esposa dele, Yohana Silveira, deixaram Tel Aviv em um voo para Roma ainda no sábado, e de lá voltaram ao Brasil, onde chegaram no domingo (8).
No total, serão cinco voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.
O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de ontem (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal. Do total, 107 passageiros desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.
Ver essa foto no Instagram