Um princípio de incêndio no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, na noite deste domingo (11/5), provocou a transferência de 72 pacientes para outras unidades de saúde da capital e da região metropolitana. Outros continuaram recebendo atendimento na parte externa do Trauma e alguns foram transferidos temporariamente para enfermarias do próprio hospital. Ninguém ficou ferido.
A assistência social da unidade informou os familiares sobre as transferências por telefone, e segue acompanhando o processo de retorno.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), a situação foi rapidamente controlada por equipes de segurança e apoio técnico do próprio hospital. O Corpo de Bombeiros também foi acionado. Nesta segunda-feira (12), os pacientes começaram a retornar gradualmente à unidade, conforme as áreas atingidas pela fumaça foram liberadas. O atendimento de urgência e emergência permanece funcionando normalmente na unidade hospitalar.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
+++ LEIA TAMBÉM:
Segundo o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, o incêndio teve início em uma enfermaria, causado por um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Ele destacou que não houve intercorrências graves, nem vítimas.
A SES-PB determinou a criação de um comitê para acompanhar tanto o incidente quanto as obras de modernização em andamento no hospital. Entre as ações anunciadas estão a substituição completa do sistema de climatização e a antecipação da conclusão das obras para agosto. Estão sendo investidos R$ 3,2 milhões em melhorias na parte elétrica e no sistema de proteção contra incêndios.
“Toda a equipe do governo está empenhada em solucionar o problema e prevenir que isso não aconteça mais não só na unidade de João Pessoa, como também em todas as unidades administradas pela Secretaria do Estado da Saúde”, reforçou Ari Reis.
Na manhã desta segunda-feira (12), o fogo já estava controlado.