Nesta sexta-feira (29) acontece mais uma edição da Black Friday, o super saldão de descontos em todo o Brasil. Os consumidores vão em busca de adquirir produtos das mais diversas categorias e é atraído pelo marketing das lojas, que prometem ofertas tentadoras.
Mesmo com tanta propaganda envolvida, o consumidor precisa ficar atento com os possíveis golpes. Algumas lojas aumentam os preços nas vésperas do saldão, induzindo o consumidor que o produto foi aplicado um grande desconto.
Nesta sexta-feira (29) durante a realização da Black Friday, o Procon Municipal de Santa Rita estará de plantão, para garantir que os direitos dos consumidores sejam garantidos. O plantão será realizado de forma presencial na sede do órgão, das 8h00 às 16h00 – em horário especial – ou através do WhatsApp (83) 99925-5144.
Durante todo o dia, o consumidor pode tirar dúvidas, denunciar irregularidades e assim garantir que seus direitos sejam garantidos.
O consumidor que porventura se sentir lesado durante a Black Friday pode realizar sua denúncia no Procon Santa Rita. Para formalizar a denúncia é necessário:
O superintendente do Procon Santa Rita, Zaid Galdino, dá dicas ao consumidor que vai às compras nas lojas físicas e virtuais, orienta o consumidor a pesquisar o produto que deseja adquirir com certa antecedência e reforça o papel do Procon nesse processo de Black Friday.
“É importante compreender que o mercado tem duas vertentes: o tradicional e o online. E nas duas opções é necessário que o consumidor tenha o cuidado em pesquisar com antecedência o produto que deseja adquirir. Hoje, os órgãos de fiscalização, como o Procon, estão preparados para autuar de maneira incisiva. Hoje nós temos uma legislação tanto para o comércio local, quanto para o online”, orientou.
O superintendente salienta o papel do Procon na educação do consumidor, para assim evitar fraudes nesse período.
“A participação dos órgãos de fiscalização, na educação do consumidor é importante, exatamente para a gente fazer o trabalho de prevenção, para situações de fraudes e o consumidor não ser prejudicado”, concluiu.