O pró-reitor de administração e professor do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cássio da Nóbrega Besarria, e a professora do programa de pós-graduação em ciências econômicas da Universidade Estadual do Maringá, Cássia Favoretto, assumiram a presidência nacional de pós-graduação em economia (ANPEC), no último dia 1º de março de 2024. Essa é a primeira vez que a ANPEC será presidida por um docente da UFPB.
A última gestão da entidade, no biênio 2022-2023, era formada pelos professores Luciano Nakabashi (FEARP/USP), que atuava como presidente, e Cássio Besarria (UFPB), como vice-presidente. Agora, o professor Cássio Besarria assume a presidência da ANPEC.
Docente da UFPB desde 2015, Cássio Besarria possui graduação e mestrado em economia pela UFPB e doutorado pelo programa de pós-graduação em economia (Pimes) pela Universidade Federal de Pernambuco. É também coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC). Atua em pesquisas nas áreas de macroeconomia, finanças, econometria e economia internacional.
Fundada em 1973, a ANPEC engloba as instituições brasileiras que desenvolvem atividades focadas em pesquisa e formação em nível pós-graduação na área de economia. É responsável pelo exame nacional de seleção para ingresso nos programas de mestrado, entrega do prêmio Haralambos Simeonidis, que premiam as melhores teses e artigos da área, além de manter a publicação da revista Economia. Atualmente, a associação reúne 28 centros acadêmicos de todas as regiões do Brasil.