João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.32ºC
IBOVESPA 122350.38
Euro 6.2267
Dólar 6.076
Peso 0.0058
Yuan 0.8295
Professora de cinema publica ebook gratuito com técnicas de fotografia criativa
23/06/2021 / 12:39
Compartilhe:

A editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o livro digital “Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade”, da professora Agda Aquino, docente de fotografia do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O material pode ser baixado gratuitamente no catálogo de livros na página da Editora UFPB.

A obra é um manual de fotografia objetivo, de fácil consulta e com exercícios de simples execução, voltada especialmente para estudantes, professores e todos que desejem conhecer e exercitar a arte da fotografia.

A ideia é possibilitar a compreensão de algumas das principais técnicas que possam ser exercitadas em casa, seja com equipamentos mais potentes ou adaptando aos smartphones.

Foto: Divulgação

Primeiro livro individual da autora, o trabalho surgiu de uma iniciativa no Instagram.

“O que teve início como dicas pontuais acabou tendo tanta repercussão que me surpreendeu e me fez perceber a necessidade de sistematizar todo material produzido de uma forma mais didática em livro. Foi quando surgiu o edital de ebooks da editora da UFPB”, explica Agda Aquino, professora de fotografia desde 2007.

Com diagramação e concepção visual da designer gráfica Samella Arruda, o ebook foi pensado para ser lido facilmente nos dispositivos móveis.

O livro sugere usar objetos domésticos simples e praticar a fotografia sem precisar sair de casa, mas estimulando a prática de uma maneira criativa.

“O que eu considero a dica de ouro da fotografia é entender a luz, tanto a natural quanto a artificial e como ela funciona no seu equipamento específico, seja ele um smarthphone ou uma câmera mais robusta”, diz a profa. Agda Aquino.

Segundo a autora, o livro não é voltado para gêneros, mas em face de uma sociedade “que dificulta o acesso das mulheres a certos espaços”, ela acredita que ele também contribui para pensar as mulheres enquanto produtoras de imagens, não apenas objeto da fotografia, como se consagrou nas artes visuais em geral.

“Ainda existem mitos como a fotografia ser uma área de atuação mais masculina, o mito do equipamento pesado e do ‘olhar feminino’, bem entre aspas mesmo”, explica Agda.

A opção pelo ebook, em vez da obra física, se deve ao fato de que o livro digital tem entre suas vantagens a democratização ao acesso. “Como professora de universidades públicas, priorizo a qualidade e a forma do conteúdo chegar melhor ao maior número de pessoas”, destaca a docente.