Na manhã desta segunda-feira (27), um adolescente de 13 anos esfaqueou quatro professores e dois alunos. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos. Segundo o governo do estado, a vítima é a professora Elizabeth Terrero, 71 anos.
O suspeito é aluno do 8° ano do ensino fundamental e foi apreendido pela polícia na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste da Capital, onde aconteceu o ataque.
O secretário de educação, Renato Feder e o secretário de segurança pública, Guilherme Derrite, informaram que o quadro de saúde das outras 3 professoras feridas é estável, bem como de um aluno, e outro estudante está em choque.
Guilherme Derrite lamentou o acontecido e conta que uma das professoras mobilizou o agressor para que soltasse a arma branca. Ainda acrescenta: ”Nosso foco é dar assistência às vítimas e famílias que passaram por isso. Uma linha de investigação vai ser realizada para entendermos quais motivos levaram esse aluno esse atentado.”
Segundo o secretário Feder, as aulas estão suspensas nesta terça-feira e o governo do estado decretará 3 dias de luto pela morte da professora Elizabeth Terrero. O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas também lamentou o ocorrido em suas redes sociais: ”Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares.”
Segundo um dos alunos da escola, o suspeito tinha se envolvido em outra briga com um aluno na semana passada e que hoje, embora o agressor tenha chegado normalmente na escola, num determinado momento colocou uma máscara e atingiu uma professora pelas costas, com golpes de faca. Já a mãe dele relata que atos de violência são comuns na escola.
O corpo de bombeiros, ambulâncias do SAMU e helicóptero da PM estão disponíveis e as vítimas foram socorridas e levadas para um hospital da região. As informações sobre o ocorrido ainda estão sendo apuradas, segundo um PM.
*Aline Ramalho**