João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Professores da UEPB encerram greve após mais de dois meses
05/12/2025 / 14:46
Compartilhe:
Após dois meses de paralisação, professores da UEPB decidem retomar atividades – Foto: Francisco França

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram, nesta sexta-feira (5/12), encerrar a greve iniciada em 22 de setembro. A paralisação, que durou mais de dois meses, chegou ao fim após a categoria aprovar uma proposta apresentada pelo Governo do Estado, resultado de uma reunião da mesa tripartite realizada em 2 de dezembro.

A assembleia desta sexta-feira estava prevista para acontecer apenas na próxima terça-feira (9), mas foi antecipada após o envio da proposta final ao sindicato.

O que foi acordado

Segundo a presidente da ADUEPB, Cris Nepomuceno, o governo manteve o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira. O valor restante será parcelado em 20 vezes. Mesmo com a aceitação da proposta pela maioria dos docentes, professores que se sentiram prejudicados ainda poderão recorrer à Justiça para reivindicar o pagamento integral.

O governo estadual também se comprometeu com:

  • realização de concurso público no segundo semestre de 2026;
  • concurso por banco de equivalência;
  • chamamento de professores aprovados no edital de 2023.

Para a categoria, uma das maiores conquistas foi a manutenção da mesa tripartite, que seguirá discutindo pautas estruturantes da universidade, como concursos, orçamento, lei de permanência e temas previdenciários.

Retorno das aulas

A retomada das atividades acadêmicas nos oito campi da UEPB dependerá agora da reorganização do calendário letivo. O novo calendário ainda será elaborado e precisa passar pela aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp