Dois professores lotados no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, foram convidados e irão exercer cargos de coordenação e direção em ministérios do governo federal.
Tiago Gonçalves Araújo irá exercer a função de coordenador geral de Sistemas Produtivos Inovadores da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Já Maria do Socorro Silva exercerá a função de diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (MEC).
Tiago Araujo é graduado em zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou mestrado também pela UFPB e doutorado em engenharia agrícola pela UFCG na área de concentração em construções rurais e ambiência.
Atualmente é professor adjunto da UFCG, lotado na Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento do CDSA, desenvolvendo trabalhos na área de construções rurais e ambiência, produção animal e zootecnia de precisão.
Maria do Socorro Silva possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), graduação em pedagogia pela UFPB, mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
É professora lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo do CDSA, bem como no programa de pós-graduação em educação da UFCG.
Foi coordenadora institucional do Pibid Diversidade e é coordenadora da licenciatura em educação do campo na UFCG. Integra o Fórum Nacional de Educação do Campo-Fonec e a Rede de Educação Contextualizada do Semiárido Brasileiro-RESAB. Tem atuação na educação popular, realizando assessoria aos movimentos sociais e organizações comunitárias.