Estão abertas até 17 de junho as inscrições do Programa de Residência em Economia Criativa (REC), uma iniciativa da cidade de Campina Grande para cumprir os compromissos firmados com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) quando recebeu o selo de cidade membro da Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria artes midiáticas.
São oferecidas 30 vagas gratuitas para estudantes da UFCG, IFPB e UEPB, mediante doação de 5kg de alimentos não perecíveis.
As inscrições estão sendo realizadas online mediante preenchimento de formulário online.
Nesta primeira edição do REC, serão desenvolvidos, prioritariamente, talentos e soluções em áreas demandadas pelas empresas e parceiros investidores associados: advergame, realidades virtual e aumentada e inteligência original (inteligência artificial+ inteligência humana) e comunicação multimodal.
As atividades acontecerão de 19 de junho a 17 de julho, na sede da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne).
Serão cinco encontros, às segundas feiras, das 18h às 20h, em uma jornada criativa ubíqua de 5 semanas na qual o participante será incentivado a empreender. Cada encontro semanal acontecerá em um ambiente integrando ciências, empreendedorismo inovador e artes midiáticas.
Os participantes serão iniciados em competências técnicas essenciais que integram computação, artes e cultura (hardskills nas áreas de IA, game design, advergames, IoT, realidades virtual e aumentada, marketing do futuro, blockChain, NFT, lean startup, media arts, educação ubíqua, segurança cibernética, cinema interativo, animação digital, entre outras, além de competências não técnicas essenciais para o profissional colaborador ou empreendedor do futuro no setor de economia criativa (softskills: liderança, resiliência, pensamento estratégico, empatia, gestão de projetos, comunicação multimodal, etc).
As oficinas da REC serão conduzidas por profissionais especialistas em empreendedorismo, computação, arte e cultura, sob a coordenação do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Alves de Barros, coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa CompCult/UFCG) e tutor do PET Computação/UFCG.
Os participantes serão mentorados, acompanhados e avaliados por especialistas de empresas e instituições parceiras. Aqueles que se destacarem na residência poderão ser selecionados como integrantes de um Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFCG ou como estagiários remunerados ou colaboradores de uma das empresas associadas.