João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.32ºC
IBOVESPA 143546.58
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Programa Minha Casa Minha Vida anuncia construção de moradias para 440 mil pessoas
10/04/2024 / 15:07
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil

O governo federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), anunciou nesta quarta-feira (10) a destinação de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias nas modalidades Rural e Entidades. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a superação da meta inicial prevista pelo Ministério das Cidades em mais de 140%. O programa visa proporcionar habitação a 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, incluindo comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, além de famílias organizadas por movimentos de luta por moradia.

O MCMV Rural selecionou e habilitou 2.105 propostas de 1.137 entidades ligadas aos movimentos de luta por moradia, organizações representativas de agricultores e trabalhadores rurais, e entes públicos locais. Para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras. O programa prioriza grupos vulneráveis, como mulheres chefes de família e famílias de áreas de risco.

O presidente Lula ressaltou a importância de garantir qualidade nas habitações construídas pelo programa, mencionando problemas enfrentados no passado, como entregas de imóveis de baixa qualidade. Ele enfatizou a necessidade de espaços adequados nas moradias, como varandas e sacadas, para proporcionar conforto e qualidade de vida aos beneficiários.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, elogiou a qualidade das unidades construídas pelo MCMV Entidades, destacando a superioridade em relação às feitas por empresas construtoras. Lula endossou o elogio, salientando que as entidades oferecem uma construção mais personalizada, voltada para as necessidades dos beneficiários.

Além disso, o presidente anunciou planos de ampliar o público-alvo do programa, incluindo pessoas com renda acima de dois ou três salários mínimos, lançando um programa de crédito habitacional para esse grupo e um programa de reforma de casa. Essas medidas visam garantir o acesso à moradia digna para uma parcela ainda maior da população brasileira.

Informações Agência Brasil

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp