João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.98ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.816
Dólar 5.425
Peso 0.006
Yuan 0.7476
Programa Minha Casa Minha Vida anuncia construção de moradias para 440 mil pessoas
10/04/2024 / 15:07
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil

O governo federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), anunciou nesta quarta-feira (10) a destinação de R$ 11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias nas modalidades Rural e Entidades. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a superação da meta inicial prevista pelo Ministério das Cidades em mais de 140%. O programa visa proporcionar habitação a 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, incluindo comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, além de famílias organizadas por movimentos de luta por moradia.

O MCMV Rural selecionou e habilitou 2.105 propostas de 1.137 entidades ligadas aos movimentos de luta por moradia, organizações representativas de agricultores e trabalhadores rurais, e entes públicos locais. Para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras. O programa prioriza grupos vulneráveis, como mulheres chefes de família e famílias de áreas de risco.

O presidente Lula ressaltou a importância de garantir qualidade nas habitações construídas pelo programa, mencionando problemas enfrentados no passado, como entregas de imóveis de baixa qualidade. Ele enfatizou a necessidade de espaços adequados nas moradias, como varandas e sacadas, para proporcionar conforto e qualidade de vida aos beneficiários.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, elogiou a qualidade das unidades construídas pelo MCMV Entidades, destacando a superioridade em relação às feitas por empresas construtoras. Lula endossou o elogio, salientando que as entidades oferecem uma construção mais personalizada, voltada para as necessidades dos beneficiários.

Além disso, o presidente anunciou planos de ampliar o público-alvo do programa, incluindo pessoas com renda acima de dois ou três salários mínimos, lançando um programa de crédito habitacional para esse grupo e um programa de reforma de casa. Essas medidas visam garantir o acesso à moradia digna para uma parcela ainda maior da população brasileira.

Informações Agência Brasil

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp