A Usina Cultural Energisa recebe neste sábado (15) o documentário ‘O Armário Não é Nosso Lugar’, do produtor audiovisual Alexandro Stenico, selecionado no Edital de Ocupação Não Oneroso da FOJB 2023.
O documentário, que tem o apoio cultural da Usina Energisa e Instituto Energisa e foi produzido através do edital do ProAC/SP, já foi exibido no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, e na Usina Cultural Nova Friburgo. Agora, chega até João Pessoa. A exibição acontecerá na sala Vladimir Carvalho, na Usina Energisa, a partir das 17h, com entrada franca. Além da exibição, o projeto realizará roda de conversa sobre a temática do documentário, na qual estarão presentes o diretor do filme, Alexandro Stenico, e os convidados locais envolvidos na temática LGBTQIAPNb+.
O filme reúne diversas histórias de pessoas que passaram pelo momento de entender, aceitar e assumir as suas sexualidades e identidades de gênero. A obra apresenta a diversidade de ‘armários’ com as suas próprias histórias que, apesar de únicas, encontram ecos em outras vivências, aliando entrevistas a performances artísticas. A entrada é gratuita.
Além da exibição, a Usina recebe neste fim de semana, atrações no café da Usina e também do projeto Viva Usina. Confira a programação completa:
Na sexta-feira (14), é a vez da banda 100NEXO com o ‘Especial NX Zero’. Com Kal, no vocal; JM, na guitarra; Will, na segunda guitarra; Félix, no baixo e o Og, na bateria, a banda se junta no começo de 2023, pensando no reencontro da banda Nx Zero original que farão alguns shows pelo Brasil, a banda traz lembranças para os fãs. O show começa a partir das 21h, e os ingressos custam R$ 10.
No sábado (15), acontece o ‘Tributo a Legião Urbana’ com a banda Metal Contra as Nuvens. Criada em dezembro de 2021, o show vem com o intuito de manter vivo os grandes sucessos da Legião Urbana, uma das maiores bandas do Rock Nacional Brasileiro, trazendo fãs e admiradores da boa música. O show começa a partir das 21h e o Couvert Artístico R$ 15.
No domingo (16), com entrada gratuita, o café recebe a Premiação ABAYOMI. A Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, homenageia mulheres negras que fizeram história na luta contra o racismo e a construção do movimento negro da Paraíba, valorizando ao longo de suas vidas, mulheres que, ‘movimentaram as estruturas contra o racismo’ e se posicionaram em defesa das vidas negras e pelo Bem Viver. A 5ª edição do evento começa a partir das 15h.
O Projeto Viva Usina apresenta segunda semana com atrações culturais na Usina Energisa. As atrações começam a partir desta sexta-feira (14), com a Feirinha Viva Usina, na área externa, e apresentação performance com LUUL Duo – ‘Amuleto Futurista Obsoleto’, no Palco Bonde.
No sábado (15), acontece o lançamento do livro ‘Rebento’ da escritora Clareanna Santana, no Palco Bonde, e a Feirinha Viva Usina continua na área externa. Já no domingo (16), haverá a Mostra de Cultura Popular com o show ‘Paraíba Profunda’, da Mestra Penha, trazendo manifestações que celebram e exaltam a cultura negra e indígena da Paraíba.
LUUL Duo: Show ‘Amuleto Futurista Obsoleto’
Especial NX Zero
Feirinha Viva Usina
Exibição – ‘O Armário Não é Nosso Lugar’
Lançamento do livro ‘Rebento’
Tributo a Legião Urbana’
Feirinha Viva Usina
Show ‘Paraíba Profunda’
Premiação ABAYOMI
Feirinha Viva Usina