28.1 C
João Pessoa
22.9 C
Campina Grande
23.5 C
Brasília

Programação especial on-line lembra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Serão três lives transmitidas pelo canal no youtube, de 5 a 7 de abril

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e da Tecnologia (SEECT), promoverá uma programação especialmente elaborada para simbolizar a luta das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De 5 a 7 de abril, a programação composta por três lives transmitidas pelo canal do youtube, girará em torno do tema deste ano: #Respectro: Respeito ao Espectro, uma forma de engajar e celebrar esta causa.

Leia Também

“Este dia é muito importante no sentido de chamar a atenção da sociedade em nível mundial sobre a necessidade de fortalecer as políticas públicas, garantir acessibilidade dessas pessoas em todos os espaços da vida social e, sobretudo, entender essas pessoas, derrubando barreiras e preconceitos para que a sociedade os acolha com dignidade”, enfatizou a presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão.

Na Paraíba, a programação articulada por órgãos do governo que já trabalham com esse segmento populacional reafirma o compromisso de quem vem ampliando os serviços. A Funad, instituição reconhecida por trabalhos desenvolvidos para a pessoa com deficiência, tem prestado um atendimento eficiente, por meio de profissionais competentes e qualificados, a mais de 400 pessoas diagnosticadas com TEA.

Em novembro de 2020, o Governo da Paraíba inaugurou o Centro de Atendimento ao Autista, localizado no bairro do Varjão, em João Pessoa. Mesmo em tempos de pandemia, os trabalhos continuam de maneira remota, garantindo a continuidade do acesso aos serviços terapêuticos, visando à autonomia de cada usuário.

Sobre o Centro de Atendimento ao Autista, o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destacou: “Um serviço pioneiro no nordeste e que está virando uma referência no Brasil. Por isso é fundamental que divulguemos, e mais, que essa iniciativa possa ser replicada em outros municípios fortalecendo essa rede na Paraíba. Também com o apoio do Governo Federal e das prefeituras vamos fortalecer essa luta, essa pauta e as famílias que enfrentam essa realidade no dia a dia. Uma realidade que é difícil, mas que pode ser atravessada com consistência e ações importantes a partir do apoio e do olhar generoso do poder público”, enfatizou.

Programação Semana da Pessoa Autista:

Data: 05/04/2021 (segunda-feira) às 15h

LIVE #1 – Tema: Abertura da Semana da Pessoa Autista no Estado da Paraíba

Participantes:

Tibério Limeira – Secretário de Estado do Desenvolvimento Humano;

Hélio Soares da Silva – Gerente Operacional de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde;

Simone Jordão Almeida – Presidente da Funad;

Maria Helena Rangel – Assessora de Comunicação da Funad e mediadora

Canal: youtube.com/funadparaiba

 

Data: 06/04/2021 (terça-feira) às 15h

LIVE #2 – Tema: Redes de Atendimento à Pessoas com TEA no Estado da Paraíba

Participantes:

Alice Cristina Silva – Coordenadora de Educação Integrada (Codei/Funad);

Camila Carneiro – Coordenadora do Centro de Atendimento ao Autista – Varjão (CAA);

Edhanne Elias Camboim – Chefe do Núcleo Técnico do Centro Especializado em Reabilitação de Sousa – PB (CER IV);

Siudete Costa Dias – Coordenadora do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência de Campina Grande (NADPD);

Hélio Soares – Mediador da Live

Canal: youtube.com/funadparaiba

 

Data: 07/04/2021 (quarta-feira) às 15h

LIVE #3 – Tema: Manejo comportamental de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Convidadas:

– Érika Patrícia de Oliveira Gonçalves: Psicóloga (Atendimento Clínico), Pós–graduada em Estratégia de Saúde da Família, Terapeuta ABA com Formação na área do TEA e Assessora técnica da FUNAD.

Janielly Pontes: Assistente Social e Gestora da Coordenadoria de Educação Integrada (CODEI/Autismo) e mediadora.

Canal: youtube.com/funadparaiba

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde morava em Cabedelo. A informação...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#