Alongar braços, pernas e realizar movimentos corporais sem sentir dor. Atividades que o casal de aposentados José Carlos, de 62 anos, e Terezinha da Silva, de 61, garantem que se tornaram possíveis depois que eles começaram a praticar aulas de hidroginástica no projeto ‘Esporte em educação’. Ação realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), e que foi retomada há um mês, na piscina do Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
Duas vezes por semana o casal participa das aulas junto com outros idosos acolhidos no projeto que proporciona bem-estar e promove melhorias na condição de física e de saúde dos praticantes. “Eu não conseguia levantar os braços até em cima e nem lateralmente”, relatou o aposentado. “Hoje eu consigo fazer esses movimentos e sinto que as dores no meu joelho estão diminuindo”, comemorou.
No caso de Terezinha da Silva, as aulas de hidroginástica estão melhorando a circulação e diminuindo dores nas articulações, segundo ela, decorrentes de uma chikungunya contraída há quatro meses. “Estava muito inchada, com dores constantes. Incomodavam-me demais. Resolvi fazer hidroginástica e, mesmo com pouco tempo, os benefícios já estão sendo grandes. Melhorei a mobilidade, a disposição e as dores estão bem menores”, relatou.
Os exercícios na água, por não gerarem impacto, de fato proporcionam inúmeros benefícios, segundo Rita Gomes, instrutora do projeto. “A hidroginástica é indicada para quem tem artrite, artrose, além de ser importante para o convívio social, melhora a condição de independência dos idosos. Estamos felizes de retomar as aulas com toda segurança, seguindo os protocolos”, afirmou.
O projeto ‘Esporte em educação’ envolve outras modalidades esportivas e atende vários públicos, na hidroginástica os participantes precisam apresentar os seguintes exames: atestado cardiológico de aptidão, com apresentação do eletrocardiograma; atestado dermatológico e exame citológico para as mulheres. Também foi necessário apresentar o cartão de vacinação com a comprovação da imunização contra Covid-19. Foram válidos os documentos com a data de emissão de no máximo 12 meses.