O projeto de extensão Espaço Contábil Fiscal (ECF) iniciou nesta quarta-feira (11) suas atividades de auxílio gratuito da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para 2022. Qualquer pessoa que esteja interessada e tenha dúvidas sobre o funcionamento do programa pode ter acesso à iniciativa. A ação do projeto do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) segue até esta quinta-feira (12), no Laboratório do Curso de Ciências Contábeis, sala 144 da Central de Aulas Paulo Freire, no Campus de Bodocongó, atendendo a comunidade interna ou externa à universidade sobre questões relacionadas ao IR.
O professor José Elinilton comentou que o projeto está disposto a atender dúvidas de qualquer tipo da comunidade, seja como preencher o programa, emitir a declaração, ou para dirimir dúvidas.
Ainda sobre a retificação, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) recentemente comunicou aos servidores da instituição que receberam valores retroativos de progressão no ano de 2021 que foi realizado junto uma correção da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), fato que ajustou o Informe de Rendimentos disponível no Portal do Servidor. José Elinilton afirmou que caso haja algum servidor com dúvidas em relação a isso, o projeto está disposto a auxiliar no que for possível, e que enviar a declaração corretamente é indispensável, pois evita que o contribuinte caia na chamada malha fina da Receita Federal.
O projeto surgiu há seis anos, como forma de prestar serviço à comunidade e auxiliar na formação dos futuros profissionais da área, uma vez que muitas pessoas necessitam da ajuda de um contador na hora de enviar a declaração. As atividades estão sendo realizadas nos dois dias, das 8h às 11h30, e das 14h às 17h e os contribuintes podem enviar a declaração até o dia 31 de maio.
O coordenador do projeto, professor José Elinilton Cruz Menezes, informou que se alguém procurar o projeto fora das datas, os alunos de extensão estarão dispostos a ajudar. Todos alunos bolsistas e extensionistas que participam da ação já foram capacitados através de um treinamento ministrado pelo professor Francisco Leite, idealizador do programa, e pelos professores José Elinilton e Manoel Silva, voluntário do ECF.