João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.68ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5733
Dólar 5.1531
Peso 0.0058
Yuan 0.7116
Projeto da UFPB busca voluntários para estudo sobre hipertensão arterial
28/11/2022 / 06:32
Compartilhe:

Pesquisadores do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão recrutando voluntários para participação em um estudo sobre hipertensão arterial, intitulado Projeto MOMITHA: Modulação da microbiota intestinal em pacientes hipertensos.

Podem se candidatar pacientes com idade entre 20 e 59 anos, com diagnóstico e em tratamento da hipertensão arterial. A chamada está aberta ao público em geral, até o preenchimento do número participantes necessário para o estudo. Os interessados devem preencher um formulário para se candidatarem. Eles passarão por uma triagem e serão convocados caso se enquadrem nos critérios estabelecidos para o estudo.

De acordo com a pesquisadora responsável, a nutricionista e doutoranda da UFPB Ludmilla Sales, o objetivo do estudo é realizar a modulação intestinal (com probióticos e fibras alimentares) de pacientes em tratamento da hipertensão arterial para avaliar se há melhora dos níveis de pressão arterial após intervenção nutricional.

A participação dos voluntários selecionados começará com uma série de exames gratuitos – de sangue e de avaliação corporal, por exemplo. A partir daí, explica Ludmilla, eles receberão suplementos alimentares (em forma de sachês) para melhorar a saúde intestinal, além de orientações nutricionais sobre a dieta durante o período do estudo.

Ainda segundo a doutoranda, os participantes serão submetidos a um acompanhamento durante oito meses. “Serão quatro meses com intervenções nutricionais e depois quatro meses sem acompanhamento e ao final, eles serão chamados para novas análises para verificar se as alterações se mantiveram mesmo sem o acompanhamento das nutricionistas”, explicou Ludmilla.

A pesquisa está sendo desenvolvida sob a orientação do professor José Luiz de Brito Alves, no Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, que envolve os centros de Biotecnologia (Cbiotec) e de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. Mais informações sobre o recrutamento dos voluntários podem ser obtidas pelo e-mail ludmilla.cbiotec@gmail.com.