João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.93ºC
IBOVESPA 143608.08
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Projeto da UFPB oferece terapia cognitivo-comportamental em grupo 
07/10/2025 / 08:55
Compartilhe:
O atendimento será ofertado para universitários de qualquer instituição de João Pessoa

Um projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para terapia cognitivo-comportamental em grupo voltada a estudantes universitários. A iniciativa é do projeto de pesquisa de mestrado “Desenvolvendo a regulação emocional e a assertividade em estudantes universitários”, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O objetivo da ação é auxiliar os estudantes nas suas dificuldades interpessoais e com suas próprias emoções durante o período da graduação e para a vida. Serão 50 vagas divididas em 03 grupos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro por meio de formulário on-line disponível aqui.

Podem participar estudantes matriculados em qualquer universidade de João Pessoa, que tenham entre 18 e 25 anos, que não façam uso de medicação psiquiátrica, e que não estejam em psicoterapia.

As sessões serão realizadas na Clínica Escola de Psicologia da UFPB, às segundas e sextas-feiras à tarde, a partir de novembro, totalizando oito encontros de duas horas cada, entre 14h e 16h.

De acordo com a pesquisadora Ana Victoria de Carvalho Lima, o objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades importantes para o contexto universitário e para a vida.

É um protocolo de intervenção com base na terapia cognitivo comportamental, cada sessão tem objetivos específicos e iremos treinar cada habilidade de forma prática, como: aprender a dizer não, pedir mudanças de comportamentos, saber fazer pedidos, expressar seus próprios sentimentos, estratégias de regulação das emoções, e compreender melhor o que se sente”, disse.

Além da experiência vivencial, a pesquisa resultará em um ensaio clínico randomizado e no desenvolvimento de um protocolo de intervenção, que será disponibilizado como material para psicólogos e pacientes após o término do projeto. Os participantes receberão esse material como parte do encerramento da intervenção.

Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: anavictoriadecarvalho@gmail.com

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp