Até o dia 10 de junho, estão abertas as inscrições para o curso MVP Lab, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem o objetivo de capacitar gratuitamente equipes de startups em fase de ideação, além de pequenos empresários, na criação, execução e refinamento de novos produtos.
A mentoria é uma iniciativa do projeto de pesquisa “Um modelo de boas práticas para startups de software – Fase 2”, desenvolvido no Departamento de Economia (DE) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB (CCSA), sob a coordenação da professora Adriana Carla Damasceno.
O curso é destinado a equipes de duas ou mais pessoas, ou startups, que estão na fase inicial de desenvolvimento de suas ideias. O programa é composto por 5 sessões de 40 minutos cada, realizadas via Google Meet.
Cada sessão será focada na aplicação prática, com a supervisão de tutores capacitados no projeto de pesquisa. De acordo com a professora Adriana Damasceno, “a mentoria visa acelerar a análise de requisitos e reduzir falhas, proporcionando às equipes as ferramentas necessárias para lançar produtos inovadores com maior segurança e eficiência”.
Ela exemplifica algumas das ferramentas já usadas no ramo da administração, que os participantes poderão conhecer durante a mentoria, como 5W2H, Mapa de Empatia, Opportunity Canvas, refinamento de requisitos, definição de hipóteses a serem testadas em produto, criação e implementação do Mínimo Produto Viável ou MVP.
As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @EstrutureNegocios ou pelo link https://forms.gle/cZQCGFKmSzq3aShF9. O curso será realizado entre os dias 12 de junho e 11 de julho.