
Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que realiza mapeamentos participativos e acompanhamento jurídico de territórios em situação de conflito fundiário na Paraíba recebeu R$500 mil em emenda parlamentar do deputado federal Luiz Couto (PT), com vigência de 12 meses. Com os recursos, serão concedidas 18 bolsas no âmbito da graduação e pós-graduação.
O projeto, que atua em 9 comunidades e atende cerca de 5 mil pessoas, é feito em parceria com o Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
“Com os recursos, as ações de promoção de cidadania, além das próprias atividades acadêmicas de pesquisa e extensão, serão bastante reforçadas”, comenta a professora Marcele Trigueiro, uma das coordenadoras da iniciativa. “A parceria com a UFPB tem sido fundamental, trazendo a presença da universidade nas comunidades”, destaca a defensora pública Fernanda Peres.
Para celebrar a parceria, se reuniram na última sexta-feira (7) na reitoria da UFPB a reitora Terezinha Domiciano, o deputado Luiz Couto, as professoras responsáveis pelo projeto, Alessandra Asfora, do Departamento de Direito Privado do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e Marcele Trigueiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia (CT), a defensora pública Fernandes Peres, além de outros representantes das instituições envolvidas.