João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 22.44ºC
IBOVESPA 139302.85
Euro 6.38162
Dólar 5.4475
Peso 0.00433867
Yuan 0.75958348
Projeto de Jutay garante assistência religiosa a pessoas idosas acolhidas em instituições de longa permanência
08/07/2025 / 22:03
Compartilhe:
Jutay Meneses, deputado estadual (Republicanos) – Foto: Assessoria

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei 3.811/25, que altera a Lei 11.288/18 para incluir as instituições de longa permanência para idosos entre os espaços que devem garantir assistência religiosa no estado.

A proposta modifica o caput do artigo 1º e acrescenta inciso ao artigo 7º da legislação, ampliando o alcance da norma que já assegura o direito à assistência espiritual em hospitais, presídios e outras instituições públicas.

“A assistência religiosa em instituições de longa permanência é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso, que assegura a liberdade de crença e religião, permitindo que os residentes busquem apoio espiritual de acordo com suas convicções. Há muitos casos de idosos enfermos que demandam atenção especial, e o apoio espiritual tem papel fundamental na recuperação dessas pessoas”, justificou o deputado.

Para ele, o aumento na expectativa de vida e a crescente população idosa, também tem elevado a quantidade de pessoas com mais 65 anos vivendo em instituições de longa permanência. Além da atenção médica, da companhia de outros idosos, das visitas de parentes e amigos, parte importante destas instituições é a assistência religiosa, que leva uma palavra de fé e esperança a estas pessoas que vivem nas instituições.

Jutay destacou ainda que a religião pode contribuir significativamente para o bem-estar emocional dos idosos, especialmente em momentos de estresse ou fragilidade. “A espiritualidade pode ser um recurso importante para enfrentar a institucionalização, a perda de autonomia e a consciência da finitude da vida, oferecendo conforto e esperança a cada um deles”, completou.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp