A prática regular de atividades físicas é fundamental para a qualidade de vida da população idosa, promovendo benefícios não apenas à saúde física, mas também à saúde mental e à socialização. Pensando nisso, o Centro Universitário UNIESP desenvolve o projeto de extensão Envelhecimento Ativo e Saudável, uma iniciativa do curso de Educação Física que oferece atividades físicas e de lazer a um grupo de idosos da ONG Instituto Integrado de Desenvolvimento pela Vida (IIDESV), em João Pessoa.
Realizado por alunos do 3º período do curso, sob orientação do professor Esequiel Costa, o projeto promove encontros periódicos com o grupo Idosos em Ação, envolvendo exercícios práticos, atividades recreativas e momentos de convivência. As ações acontecem tanto no campus do UNIESP quanto na própria sede da ONG, onde os estudantes também têm a oportunidade de conhecer outras atividades desenvolvidas pelo grupo, como apresentações artísticas.
A parceria entre o UNIESP e o IIDESV existe há quase uma década e teve início quando o professor Esequiel ainda era estudante da graduação em Educação Física. “A perspectiva do projeto extensionista é que ensino, pesquisa e extensão saiam dos muros da instituição e cheguem até a comunidade. É essencial que os estudantes vivenciem essa experiência fora do ambiente de sala de aula”, explica ele.
Para Maria Betânia Garcia, presidente do IIDESV, a iniciativa é uma aliada no combate ao sedentarismo e no estímulo a um envelhecimento mais saudável. “É muito importante participar dessas atividades, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Nosso grupo conta com 180 idosos inscritos, e às vezes pode ser difícil tirá-los de casa. Um incentivo como esse é sempre muito bem-vindo”, destaca.
Com 27 anos de atuação, o IIDESV oferece uma programação diversificada para seus participantes, com aulas de danças populares, coral, teatro, além de práticas como pilates e tai chi chuan.