João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 31.37ºC
IBOVESPA 127698.32
Euro 6.0976
Dólar 5.749
Peso 0.0058
Yuan 0.7949
Projeto ‘Galeria de Rua’ expõe painéis artísticos em viadutos de João Pessoa
09/10/2021 / 14:49
Compartilhe:

Com a ideia de promover a ocupação urbana através da arte e recuperar espaços degradados, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está iniciando o projeto ‘Galeria de Rua’. A iniciativa ocorre dentro do Festival Internacional de Fotografia ‘Colóquio da Imagem’, do qual a Funjope é correalizadora. A exposição começa no viaduto da Avenida Tito Silva, no bairro Castelo Branco. Oito grandes painéis, que representam 30 artistas visuais, ficam expostos até o final de outubro.

“É uma experiência de ocupação urbana com a arte e nós estamos fazendo uma ação que mostre à população uma arte pública de qualidade, com criatividade e que recupera os espaços degradados. O viaduto é um desses espaços”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Oito grandes painéis, que representam 30 artistas visuais, ficam expostos até o final de outubro – Divulgação

O fotógrafo Ricardo Peixoto, curador do festival e integrante do ‘Coletivo Brincantes de Imagens’ explica que o Colóquio da Imagem é 70% virtual, mas tem algumas ações presenciais em espaços urbanos.

“O tema do colóquio é ‘Ocupação do Espaço Vazio’ e foi chamada uma exposição para fazer parte da programação, a ‘Animal Político’, do Coletivo Brincantes de Imagens. Esse trabalho foi montado no viaduto”.

“É maravilhoso transitar e observar as pessoas que, dificilmente, entrariam em uma galeria ou teatro terem a oportunidade de um contato com obras de arte. Um pipoqueiro parando para observar as fotos, a senhora da comunidade, os motoristas passando e observando”, comenta Peixoto. Para ele, a energia do ambiente se transforma com a limpeza, a pintura e o cuidado com o patrimônio público.

Outras três galerias estão sendo pensadas para compor o projeto. Essa primeira é a ‘Galeria do Ar’. Em princípio, a ideia é fortalecer a primeira galeria com uma programação de atividades para que ela ganhe visibilidade e força dentro da cidade: “Vamos conquistando lentamente esses espaços”, afirma o fotógrafo Ricardo Peixoto.