Um protesto foi realizado na manhã desta segunda-feira (8) para reivindicar a regulamentação salarial dos professores da educação indígena da Paraíba. Representantes da categoria e integrantes de comunidades indígenas realizaram o ato dentro do Centro Administrativo Estadual, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
Com cocares e cartazes, os indígenas reclamaram que os professores indígenas têm que ter uma categoria própria e também um piso salarial. Eles bloquearam o acesso de saída e entrada do prédio estadual. Representantes do movimento foram prontamente atendidos por membros da secretaria de educação.
“Há mais de 10 anos estamos com a educação escolar indígena potiguara na Paraíba. Nós lutamos para ser reconhecidos como professores indígenas, nossa categoria tem que ser criada, como também nosso piso salarial. Estamos nessa luta e não vamos sair daqui enquanto não resolvermos nossa situação”, disse Leandro Potiguara, um dos representantes do movimento, em entrevista à TV Tambaú.
De acordo com o movimento, estão reunidos no Centro Administrativo Estadual cerca de 400 professores. Eles trabalham em 11 escolas espalhadas pelo Litoral Norte da Paraíba.
Pessoas que estão no prédio da administração estadual, no entanto, relatam que foram agredidos verbalmente pelos manifestantes. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar o protesto e garantir a segurança.