João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 20.14ºC
IBOVESPA 135510.99
Euro 6.45995
Dólar 5.5661
Peso 0.0044129
Yuan 0.77538483
Protesto em João Pessoa questiona ação policial que resultou em cinco mortes
17/02/2025 / 16:58
Compartilhe:
Foto: PMPB/Reprodução / Ilustração

Moradores da comunidade Vista Alegre, em João Pessoa, realizaram um protesto no final da manhã desta segunda-feira (17) em resposta à ação da Polícia Militar que resultou em cinco mortes no último sábado (15). O protesto teve início quando os manifestantes bloquearam as vias locais, colocando fogo em caçambas de lixo. De acordo com o coronel Ferreira, responsável pela base da Polícia Militar na região, os moradores também começaram a atirar pedras contra os policiais, que utilizaram balas de borracha. Dois policiais ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Durante o protesto, cinco pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido. Além disso, seis pessoas foram encaminhadas à Central de Polícia Civil.

A Polícia Militar alegou que a ação que resultou nas cinco mortes no sábado (15) está relacionada a um feminicídio ocorrido horas antes no município de Conde, no litoral da Paraíba. Segundo a PM, cinco homens, entre eles o filho da vítima do feminicídio, teriam se reunido para vingar a morte da mulher.

Eles foram interceptados no bairro Valentina em João Pessoa durante a noite de sábado, enquanto estavam em dois carros, e segundo a PM desobedeceram à ordem de parada das viaturas militares. A polícia disse que houve troca de tiros, o que resultou na morte dos cinco homens.

Entre as vítimas, um seria uma liderança criminosa da comunidade Vista Alegre, outro usava tornozeleira eletrônica e outro seria o filho da vítima de feminicídio. As armas encontradas com o grupo, incluindo uma espingarda, pistola e revólver, foram apreendidas.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

As vítimas, segundo o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, são todas do sexo masculino. Quatro deles já foram identificados: um homem de 26 anos, um de 25 e dois adolescentes de 17 anos. Uma quinta vítima, ainda não identificada, tem aproximadamente 26 anos. De acordo com a assessoria do Trauma, as vítimas foram todas levadas ao local por viaturas da PM e já chegaram mortas à unidade hospitalar.

A ação gerou repercussão na comunidade Vista Alegre, e durante o enterro das vítimas, a líder comunitária Janaína da Silva questionou a conduta da Polícia Militar. “Por que a Polícia não deixou os corpos no local? Por que a polícia não fez o exame, a perícia lá no local?”

O superintendente da Polícia Civil de João Pessoa, Cristiano Santana, afirmou que seis policiais serão ouvidos sobre o caso. A delegada Luísa Correia, responsável pela Delegacia de Homicídios, destacou que não comenta investigações em andamento.