João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 30.86ºC
IBOVESPA 133122.67
Euro 6.0516
Dólar 5.4226
Peso 0.0056
Yuan 0.7672
Provas do Concurso Nacional Unificado começam a ser distribuídas neste sábado (3)
02/08/2024 / 17:00
Compartilhe:
Foto: João Pedrosa/A União

A partir deste sábado (3), começa a distribuição das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que contará com a participação de mais de 2,1 milhões de candidatos em 228 municípios espalhados por todas as 27 unidades da federação. O processo de distribuição das provas se estenderá até o dia 17 de agosto, véspera da aplicação do certame.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela execução do concurso, informou que os mais de 18,7 mil malotes contendo as provas estão armazenados em um local seguro, cuja localização não foi divulgada por questões de segurança. Esse local é certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e já foi utilizado anteriormente pelo Inep para o armazenamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os malotes foram mantidos em segurança há cerca de três meses, desde o adiamento do certame em maio devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram a logística do concurso no estado.

A logística de distribuição das provas é planejada para garantir a segurança e eficiência. A partir de 3 de agosto, os envelopes com as provas serão encaminhados aos armazéns centrais dos Correios em cada estado. Eles permanecerão nesses locais entre quatro dias e até a véspera da aplicação, 17 de agosto.

Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CNPU no MGI, detalhou o processo:

“Após a chegada das provas nos estados, inicia-se a fase de interiorização, que envolve o transporte das provas para os municípios onde serão aplicadas. No dia da prova, será feito o transporte da última milha, do armazém dos Correios até as escolas de aplicação”, disse.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) será responsável por facilitar o deslocamento das provas pelas rodovias.

O MGI garantiu que, após o adiamento, todos os 18.757 malotes foram verificados por uma equipe de segurança para assegurar que estão intactos. Além disso, o Ministério criou uma rede de segurança abrangente com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), PRF, Abin, Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública estaduais para combater fraudes e assegurar a integridade do concurso.

Durante a aplicação das provas, serão realizados exames de biometria e grafológicos para garantir a identificação correta dos candidatos. Os participantes não poderão levar os cadernos de prova para fora da sala e não poderão fazer anotações no cartão de confirmação. No entanto, aqueles que permanecerem até os últimos 30 minutos de cada turno poderão levar a folha com as respostas marcadas.

– Estamos trabalhando intensamente para implementar todas as recomendações de segurança e aprimorar nossa logística, para que os candidatos possam realizar a prova com tranquilidade – afirmou Alexandre Retamal.

O cartão de confirmação de inscrição, com detalhes sobre os locais de prova, será divulgado em 7 de agosto. Os candidatos devem verificar o site onde realizaram a inscrição para confirmar se o local da prova foi mantido ou alterado.

Os cadernos de prova estarão disponíveis no site a partir das 20h do dia 18 de agosto, e o gabarito preliminar das provas objetivas será publicado no dia 20 de agosto. Os resultados finais serão conhecidos em 21 de novembro, com previsão de posse dos aprovados em janeiro de 2025.

*Com informações do Extra