João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 33.24ºC
IBOVESPA 136511.88
Euro 6.35728
Dólar 5.6435
Peso 0.00508749
Yuan 0.78075812
PT lança curso “Fé e Democracia” para tentar aproximação com evangélicos
11/05/2025 / 10:33
Compartilhe:

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta semana o curso “Fé e Democracia”, uma iniciativa voltada à formação política com foco no diálogo entre espiritualidade, direitos humanos e participação cidadã. O lançamento aconteceu em evento virtual transmitido pelas redes sociais da sigla e contou com a participação de lideranças religiosas, parlamentares e representantes de movimentos sociais.

A proposta do curso é promover uma reflexão crítica sobre como diferentes tradições religiosas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática. As aulas, que serão oferecidas gratuitamente e em formato online, abordarão temas como liberdade religiosa, justiça social, combate ao extremismo e a importância da fé como força mobilizadora na política.

Segundo a secretária nacional de Fé e Política do PT, Maria Ivoneide Dantas, o curso busca combater a instrumentalização da religião por discursos autoritários. “Acreditamos que a fé, quando aliada aos valores democráticos, pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social. Este curso nasce como resposta ao avanço de narrativas fundamentalistas que tentam separar fé de direitos humanos”, afirmou.

O conteúdo será dividido em módulos e contará com a participação de teólogos, cientistas sociais e lideranças populares. A coordenação pedagógica é da Fundação Perseu Abramo, braço de formação e pesquisa do partido.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou mensagem de apoio à iniciativa, destacou que o respeito à diversidade religiosa sempre foi um valor essencial em sua trajetória. “O Brasil é um país de fé. Mas também precisa ser um país de respeito, de democracia e de convivência pacífica entre todas as crenças”, afirmou.

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas no site oficial da Fundação Perseu Abramo.