Os pneus são parte fundamental de qualquer veículo, mas será que realmente refletimos sobre o quanto eles são importantes? Costumamos dar mais atenção para o motor, ou para a parte estética do veículo, por exemplo, e não pensamos muito neles.
Mesmo assim, sabemos que eles são extremamente importantes e que precisam estar sempre em boas condições. Todavia, mais do que isso, precisam corresponder ao terreno em que vão rodar.
Normalmente não pensamos muito nisso quando o assunto são veículos comuns. O máximo que ocorre é alguém, em um lugar que neva, por exemplo, colocar correntes nos pneus para que eles não derrapem.
Mas isso já serve para a nossa reflexão de que se trata de algo importante, e que o terreno influencia na performance do pneu. É provável que o único momento em que realmente pensamos nesse assunto, seja assistindo à Fórmula 1, por exemplo.
Todo brasileiro que acompanha a competição já ouviu sobre os pneus, os de chuva, os de solos de neve, e por aí vai. Portanto, a ideia é a mesma que na corrida: ter pneus que se adaptam àquele tipo de clima e o que ele faz na pista.
Como não trabalhamos com corrida e nem temos uma equipe de pit stop nos esperando em casa, não costumamos trocar de pneu dependendo do clima, mas isso pode ser diferente quando o assunto é uma empresa, principalmente as agrícolas.
Precisamos lembrar que os tratores, por exemplo, precisam passar por terrenos diferentes durante seu trabalho. Dependendo do terreno, ele pode encontrar condições diversas e difíceis de transpor.
Talvez, os maiores obstáculos sejam os terrenos lamacentos, alagados, onde nunca se sabe a profundidade da poça ou a rigidez do terreno. Caso ele fique atolado terá que fazer força para sair.
Vamos falar especificamente sobre isso agora!
Se você buscar informações no Blog Casa Grande Shopping vai entender que existem diversos tipos de pneus e marcas de pneus, mas nem todos são bons para terrenos muito moles, como é o caso de terrenos alagados.
E, se existe um tipo de veículo que precisa lidar com eles, são os tratores e máquinas agrícolas. O motivo é simples: fazendas são compostas por terra, e nas áreas mais arenosas, sem grama ou qualquer tipo de vegetação, a terra tende a ficar mais solta, e quando chove muito, cria-se uma poça.
Note-se que uma poça vai ser tão grande quanto a areia solta em volta. Quanto mais suscetível à água ela for, maior será a poça. Em uma fazenda é normal que vá existir grandes espaços de areia, o que ocasiona a formação de poças, principalmente perto das plantações, local onde os tratores precisam andar.
Não é porque se trata de um trator que ele vai estar sempre pronto para qualquer situação rural. Pelo contrário, é exatamente por essa razão que os donos de fazenda precisam se atentar aos tipos de trator que devem comprar.
Mais do que isso, precisam tomar cuidado com os tipos de pneu que compram para usar nesses tratores. Mesmo aquele pneu do trator que vem de fábrica pode não ser perfeito para terrenos alagados, e então você precisará trocar o seu jogo completo.
A boa notícia é que se estamos falando de trabalhos 100% rurais ou pneu off road, você não precisa trocar os pneus a todo momento, basta usá-lo quando chover. Eles são ótimos para serem usados em situações normais também, mas são ideais para terrenos alagados.
Como é mostrado, existem vários tipos de pneus que podem ser uma opção, mas os principais são aqueles que têm as chamadas “garras” mais altas. Garras são as terminações de borracha achatadas que os pneus possuem, permitindo que elas tenham um contato mais profundo com o solo, o que ajuda na tração.
A ideia é simples, a garra vai fundo no solo, passando um pouco da camada lamacenta, e esse pouco é o suficiente para que a tração faça com que o pneu não derrape no chão úmido.
Como um pneu desses tem uma garra a cada poucos centímetros, garra por garra ele vai agarrando no chão e permitindo que o veículo ande. Claro, o torque do veículo nesse momento é muito importante, já que muita força vai precisar ser feita.
O tipo de pneu quase sempre é chamado de “arrozeiro”, isso porque é o principal escolhido para trabalhar em plantação de arroz, que são hidropônicas, e por isso sempre vai ter muito terreno alagado por perto.
Portanto, se você tem problemas com terrenos alagados ou conhece algum amigo que tenha, agora já sabe qual o tipo de pneu ideal que vai conseguir tirá-lo do sufoco e manter o trabalho em andamento.