João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.24ºC
IBOVESPA 131123.93
Euro 6.1558
Dólar 5.514
Peso 0.0057
Yuan 0.782
Quais são os melhores recursos de segurança de carros modernos?
01/08/2023 / 17:45
Compartilhe:

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 45 mil brasileiros morrem anualmente em acidentes de trânsito. Esse dado mostra a importância de ter e usar os recursos de segurança dos carros, para mitigar os riscos na estrada.

 

Neste artigo, apresentaremos quais as ferramentas indispensáveis que você deve ter no automóvel para não sofrer um acidente ou, caso isso aconteça, para não se machucar. Continue lendo e conheça mais sobre esse assunto.

Quais são os principais recursos de segurança de carros?

Não existe um item de segurança que seja melhor do que os outros, sendo todos muito eficientes e, quanto mais variedade um veículo tiver, melhor. Porém, existem aqueles que são como um kit iniciante, ou seja, que são os básicos para usar a todos os momentos, mesmo se não tiver outros recursos. São eles:

  • cinto de segurança;
  • repetidores laterais de seta;
  • airbags;
  • encosto de cabeça;
  • lanternas e faróis;
  • freios ABS.

Recursos de segurança de carros modernos

Além dos itens de segurança no trânsito que já são muito conhecidos e amplamente utilizados, artigos mais tecnológicos, como sensores e assistentes automáticos, estão surgindo para proteger motoristas, passageiros e pedestres.

Alerta de cinto de segurança solto

Muitos carros estão sendo fabricados com um aviso sonoro que apita toda vez que o motor estiver ligado e o motorista e o carona não estiverem com o cinto preso.

 

Além de ser uma forma de pressionar motoristas imprudentes, que só conseguem parar o barulho colocando o cinto de segurança, o alerta também serve para chamar a atenção para quando a proteção não estiver bem presa.

Sensor sonoro de estacionamento

Outro tipo de recurso de segurança que emite um som são os sensores de estacionamento. Esse item é um complemento aos retrovisores, indicando para o motorista quando a traseira do carro está muito perto de uma parede, evitando que ele bata em um ponto cego.

Assistente de limite de velocidade

O limitador de velocidade ainda não é tão comum, mas nos próximos anos, por causa da legislação de alguns países, cada vez mais veículos serão produzidos com esse artigo. Como o seu nome indica, essa é uma ferramenta para impossibilitar a condução irresponsável e acima dos limites de velocidade.

 

Ela pode funcionar através de um aviso sonoro, quando o motorista atinge uma quantidade de quilômetros por hora acima daquela que o limitador de velocidade foi programado para aceitar. Também existem versões que simplesmente travam a aceleração em determinado ponto.

 

O assistente tem sido usado principalmente por donos de empresas, para controlar os motoristas de uma frota, ou por quem quer ter mais cuidado e fugir de multas.

Assistente de pista

Também conhecido como assistente de permanência na faixa, esse é um dos recursos de segurança de carros automáticos e autônomos. Ele funciona com uma câmera controlada por uma Inteligência Artificial (IA) treinada para reconhecer as faixas da via. Caso o automóvel não esteja exatamente no espaço onde deveria estar, o volante é controlado para guiá-lo para dentro da via.

Sistema de detecção de fadiga

Com a grande quantidade de acidentes nas rodovias que são causados pela sonolência (cerca de 50%, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV), foi necessário que a indústria automobilística criasse um sensor de fadiga.

 

A ferramenta funciona de modo similar ao apetrecho citado anteriormente, com câmeras e reconhecimento de imagem. Somado a isso estão os alarmes para despertar o motorista, que podem ser barulhos, luzes e até tremores no banco.

 

A proteção deve vir em primeiro lugar, então, se tiver a oportunidade, adicione um desses acessórios no seu veículo e diminua as chances de acidentes. Compartilhe este artigo para ajudar mais pessoas a se manterem seguras no trânsito.