João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.56ºC
IBOVESPA 124495.68
Euro 5.6238
Dólar 5.1728
Peso 0.0058
Yuan 0.7138
Quais são os sintomas do câncer de próstata? Saiba mais
03/11/2022 / 09:51
Compartilhe:

O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, e é em sua maioria silencioso. 

Por outro lado, quando diagnosticado precocemente com exames preventivos, esse tipo de câncer tem grandes chances de ser curado com tratamentos cada vez menos invasivos.

Neste artigo você entenderá tudo sobre o câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, localizada abaixo da bexiga e circunda a uretra, que é a passagem que liga a bexiga ao forame externo do pênis. O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Embora seja uma condição comum, muitos homens preferem não falar sobre isso por medo ou ignorância.

Houve uma estimativa de 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos por 100.000 homens, sendo a segunda causa de morte por câncer entre os homens no Brasil, com mais de 14.000 óbitos. O teste é recomendado na presença de sinais e sintomas.

A doença é confirmada após uma biópsia, indicada pela detecção de qualquer alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que só são prescritos por um especialista com base em casos suspeitos.

As células são as menores partes do corpo humano. Ao longo da vida, as células continuam a se multiplicar, substituindo células antigas por novas. No entanto, em alguns casos pode haver

Crescimento descontrolado de células para formar tumores benignos ou malignos (câncer).

Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce lentamente, não mostra sinais ou ameaça a saúde do homem ao longo da vida. Em outros casos, cresce rapidamente, se espalhando para outros órgãos e causando a morte. Esse efeito é chamado de transferência.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula encontrada apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, ao redor da uretra superior (a passagem pela qual a urina passa). 

A próstata não é responsável por ereções e orgasmos. Sua função é produzir um fluido que faz parte do sêmen e nutre e protege os espermatozóides. Em homens jovens, a próstata é do tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com a idade.

Quais as causas do câncer de próstata?

A causa exata do câncer de próstata é desconhecida, mas alguns pesquisadores acreditam que mutações no código genético das células as impedem de se desenvolver normalmente, levando ao câncer de próstata.

Alguns fatores de risco aumentam as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer, como histórico familiar. 

Uma pessoa com um parente de primeiro grau que tenha o câncer tem pelo menos duas vezes mais chances de desenvolver o câncer.

Incidência e mortalidade por câncer também são maiores após os 50 anos. Cerca de 60% dos casos de doença ocorrem em pessoas com mais de 65 anos.

Por razões desconhecidas, homens de ascendência africana e caribenha são mais propensos a desenvolver câncer de próstata.

A Síndrome de Lynch também pode ser um fator. Homens com este distúrbio têm um fator de risco aumentado para certos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata.

Homens com obesidade não têm maior chance de desenvolver câncer de próstata em si, mas uma forma mais grave da doença.

A constante exposição a alguns tóxicos usados em indústrias, pode estar associada ao câncer de próstata, tais como aminas aromáticas, comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio, arsênio, usado como conservante e como agrotóxico, produtos derivados de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e fuligem.

Qual o tratamento do câncer de próstata?

O câncer de próstata é feito com uma ou várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ou não ser combinadas. 

O principal tratamento é através de cirurgia, que pode ser aplicada juntamente com radioterapia e terapia hormonal, dependendo da situação.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia do tumor, radioterapia e até observação vigilante em alguns casos especiais. 

No caso de metástases, ou seja, se o câncer de próstata se espalhou para outros órgãos, a radioterapia é utilizada juntamente com a hormonioterapia, além dos cuidados paliativos.

A escolha do melhor regime de tratamento é feita individualmente caso a caso por um profissional médico, com base no estágio da doença e na condição clínica do paciente, após a determinação dos riscos, benefícios e resultado ideal para cada paciente. 

Todas as modalidades de tratamento são totalmente gratuitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

É interessante também manter o local da cirurgia seco e higienizado, além de ser aconselhado o uso de uma cueca mais “larga”, podendo até ser uma cueca slip, para manter o local arejado.

Sintomas do câncer de próstata

Esses tumores se desenvolvem lentamente, levando cerca de 15 anos na maioria dos casos para atingir 1 cm³. 

A maioria dos homens não apresenta sinais e sintomas de câncer de próstata até estágios avançados, no entanto, em casos mais avançados, você pode notar micção frequente, incluindo à noite, sangue na urina ou sêmen, interrupção do fluxo de urina ou mesmo após urinar, dor ao urinar, disfunção erétil e dores nos ossos, como nádegas, coxas, costas etc.

A presença de um ou mais desses sinais e sintomas não significa necessariamente a presença de câncer de próstata. 

Alguns deles são comuns em outras condições, como hiperplasia prostática benigna, que é um aumento da próstata. 

Para confirmar ou descartar a suspeita, é necessário consultar um médico, que solicitará exames diagnósticos.