João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 22.43ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.4702
Dólar 5.1151
Peso 0.0059
Yuan 0.706
Quais vacinas tomar em cada fase da vida?
22/01/2024 / 07:45
Compartilhe:

É importante que os pais saibam quais as vacinas que todas as crianças devem tomar a fim de garantir a imunização na idade adequada e, assim, evitar doenças graves.

O alerta é principalmente para quem pretende matricular os filhos em creches ou berçários e, como a criança passará a ficar em ambientes mais aglomerados, a vacinação é uma forma de protegê-la de doenças imunopreveníveis, a exemplo da catapora, sarampo, meningite, entre outras.

Para a primeira infância, desde o nascimento a menores de cinco anos são administradas as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral, Febre Amarela, Covid-19 e a Varicela.

Ao chegar na fase da adolescência e não menos importante, são indicadas as seguintes doses: dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY.

Já para os adultos são indicados: dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.

“Assim como o cuidado com a alimentação, de manter hábitos saudáveis, é importante que toda população esteja vacinada e protegida contra diversas doenças que podem ser evitadas, uma vez que as vacinas estimulam o sistema imunológico, o que garante a proteção contra doenças graves e salvam vidas”, afirma Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Nova recomendação do Ministério da Saúde

A vacina que protege contra covid-19 passou a ser incorporada ao calendário vacinal de rotina da criança, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela covid-19. Por isso, é fundamental alcançar elevadas coberturas vacinais para todos os grupos com indicação.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (covid-19 ou influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.