João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.09ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1675
Dólar 5.5038
Peso 0.0058
Yuan 0.7759
Qual a diferença entre importação e exportação
11/01/2023 / 10:18
Compartilhe:

Você sabe qual a diferença entre importação e exportação? Bom, com o crescimento do mercado on-line, estas duas palavras têm se tornado cada vez mais comuns. Contudo, muitos fazem confusão entre as duas.

Porém, estas referem-se a atividades comerciais diferentes. Para te ajudar a entender cada um desses termos foi que preparamos esta matéria. Está curioso para saber a diferença entre essas palavras? Então, leia o post agora mesmo!

Confira qual a diferença entre importação e exportação 

Apesar destes termos serem bastante parecidos, ambos referem-se a atividades comerciais diferentes. Contudo, é inegável que ambas estão relacionadas com venda e compra de produtos, bens e serviços. 

No geral, estas duas atividades acontecem quando um produto, serviço ou bens precisam entrar ou sair em um país. Logo, a exportação é quando o “produto” sai do país, enquanto que a importação é quando o “produto” entra. Vejamos melhor cada um destes.

Afinal, o que é importação?

A importação ocorre quando um produto ou serviço estrangeiro chega em território nacional. A saber, na maioria das vezes a importação acontece porque determinado país não produz aquele tipo de matéria prima. 

Mas, vale destacar que com o avanço do varejo digital, muitas pessoas têm optado por compras internacionais por outros motivos, como por exemplo: preços mais acessíveis e mais opções. Porém, no geral a maior parte das importação são referentes a matérias primas para setores industriais. 

Aqui no Brasil existem 3 tipos de importação aceita pela Alfândega. A saber, estas são: importação por encomenda, importação por conta própria e importação por conta e ordem de terceiros.

O que é exportação 

A exportação ocorre quando o serviço ou mercadoria sai do seu país de origem para outra nação. Na maioria das vezes ela ocorre como uma forma de ampliar os negócios e trazer mais lucros.

Isso porque, a empresa que antes atuava somente no interior de seu país, decide expandir o negócio enviando seus produtos e serviços, também, para outras nações. Assim, a exportação está ligada com o crescimento econômico de um país por meio de diversos mercados. 

De acordo com o Manual de Importação (Unesp), esta atividade econômica é dividida em 3 fases. Estas chamam-se de Administrativa, Cambial e Fiscal. Logo, a administrativa é a fase onde gera-se a licença para importar a mercadoria.

A fase Cambial refere-se a parte onde paga-se o exportador e por último temos a fiscal. Esta fase está relacionada às questões de despacho aduaneiro e recolhimento de tributos e também a retirada da mercadoria da alfândega. 

Qual a diferença entre importação e exportação?

Bom, segundo as citações acima já deu para ficar claro a diferença entre ambos, não é mesmo? Mas, para recapitular, a exportação é quando a empresa envia suas mercadorias para outros países, fazendo o pagamento através do sistema bancário.

Já a importação é nome dado a transações comerciais onde mercadorias de outros países chegam ao nosso país de origem. Vale ressaltar que ambas são importantes para a economia de um país. 

Pontos positivos e negativos da exportação

Mesmo ambas atividades sendo necessárias para o avanço de um país, é importante lembrar que nem tudo são flores,  já que ambas possuem seus pontos negativos e positivos. 

Assim, algumas das vantagens da exportação são fortalecer a empresa – visto que estas passam a ser tidas como referência para as empresas mais jovens, que desejam entrar no mundo da exportação. 

Junto a isso, temos o aumento na produção do país que exporta e, também, empresas mais qualificadas para oferecer serviços e produtos de acordo com as tendências do mercado. 

Em relação às desvantagens de exportar, podemos citar a demora para se ter os primeiros retornos financeiros, falta de pessoas qualificadas para o comércio exterior e, contratempos como greves fiscais que atrasam a entrega dos produtos.

Outro ponto negativo que deve ser motivo de atenção das empresas que exportam produtos é as questões com o clima e cultura dos outros países. Uma vez que estes podem gerar problemas com os itens exportados durante o trajeto.

E a importação?

A primeira vantagem da importação é a Cambial. Isso, claro, quando a moeda do exportador é desvalorizada em comparação ao do que importa. Outra vantagem é que o tempo de importação é bem menor, quando comparado ao tempo para produzir o produto. 

Em relação aos pontos negativos, temos os atrasos, visto que estes são comuns com produtos importados e acarretam prejuízo ao importador. Também,  a falta de planejamento, que pode causar falhas na quantidade de produtos.

Para finalizar, temos os conflitos entre as empresas que exportam e importam. Isso porque pode ocorrer falta de confiança entre ambas e gerar conflitos durante toda a negociação. Por essa razão é sempre bom realizar parcerias com empresas confiáveis.

 

Bom, agora você já sabe qual a diferença entre importação e exportação, se está matéria te ajudou a sanar suas dúvidas, deixe seu comentário. Além disso, não esqueça de conferir os outros post aqui do blog. Forte abraço e até a próxima!