Versátil e rotineiro, o café é um companheiro para qualquer hora do dia. Mas, para quem consome bastante, a escolha da bebida correta com base nas intensidades de cafeína, açúcar e até temperatura pode tornar o hábito mais saudável e até elevar a experiência. Confira as dicas do chef Wagner Ribeiro:
Abra os trabalhos com um espresso ou um café preto na prensa francesa, que são ótimos para despertar o corpo e a mente com uma dose concentrada de cafeína. “O espresso, com seu sabor robusto e forte, é perfeito para energizar, enquanto o café preto preparado com prensa francesa oferece uma experiência rica e encorpada”, explica o chef Wagner Ribeiro.
Para o meio da manhã, o recomendado é um cappuccino ou café com leite. “Essas opções são um pouco mais suaves para o período das 10 às 11 horas, combinando a intensidade do espresso da máquina com a cremosidade do leite”, afirma Ribeiro. “O cappuccino, com sua espuma leve e texturizada, é perfeito para um momento de pausa. Além disso, pode ser uma boa escolha para quem busca um equilíbrio entre sabor e suavidade”, completa.
Após o almoço, um frappuccino é uma excelente escolha. Com uma preparação mais diluída, é menos intenso que o espresso, esta versão gelada ajuda a evitar sobrecarga de cafeína enquanto proporciona um sabor agradável e refrescante. “Se o dia estiver quente, a experiência se torna ainda mais revigorante, mantendo o prazer de um bom café sem o estímulo intenso”, sugere o chef.
Durante a tarde, para quebrar a rotina, que tal um affogato? Feita com uma bola de gelato ‘afogado’ no café, esta opção certamente vai te tirar do piloto automático e dar aquele último gás no expediente. “O gelato também ajuda a não ficar tão intenso e certamente tornará o momento especial”.