João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.82ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1006
Peso 0.0058
Yuan 0.7063
Quanto custa e qual o trabalho envolvido na criação de um app?
15/11/2022 / 14:37
Compartilhe:

Desenvolver um aplicativo é muito mais do que apenas ter conhecimento sobre programação, e a prova disso é seu custo de desenvolvimento

 

Os aplicativos conseguiram revolucionar e trazer mais comodidade para as pessoas, seja um aplicativo para pedir comida ou até mesmo para solicitar carona, eles conseguem atender às nossas necessidades das mais variadas formas. 

Por conta disso, esses aplicativos conseguem trazer para seus desenvolvedores toneladas de dinheiro, e as buscas por pessoas que querem realizar a criação de app está se tornando cada vez mais alta.

Muitas pessoas acham que para desenvolver um aplicativo basta realizar cursos e se especializar em programação. Mas o que poucos sabem é que, para desenvolver um aplicativo ou até mesmo um software, é necessário desembolsar uma boa quantia em dinheiro, além de tempo. Em outras palavras, os aplicativos conseguem trazer grandes lucros, mas possuem certos custos para que eles sejam realmente criados e lançados na rede.

Conhecendo os pontos necessários para desenvolver um aplicativo

Ao ter em mente os pontos que foram citados acima, será mais fácil perceber que o desenvolvimento de um aplicativo não é algo tão simples quanto parece. Afinal de contas, a criação de um app é realizada através de etapas, e os processos necessitam de muito conhecimento na área, além, é claro, de tempo para se dedicar à criação.

Muitos pontos devem ser levados em consideração, desde o layout até mesmo qual será a funcionalidade principal do aplicativo, e, para ele fazer sucesso, ter uma função que o difere dos outros apps presentes no mercado, é essencial. Então, ao ver todos esses pontos necessários para desenvolver um aplicativo de sucesso, é possível observar o tamanho da complexidade para criar um aplicativo.

Público x Aplicativo x Custo

Os principais consumidores de internet e aplicativos estão fazendo tarefas, como compras de produtos e pesquisas, através do celular, mas isso não quer dizer que o público que prefere o eventual desktop ou os notebooks deve ser esquecido. Para atender melhor ao público, o aplicativo precisa ser bastante responsivo, tanto para celular, quanto para computadores de mesa e notebooks.

A parte do custo de criação de um aplicativo é bastante incerta, isso porque dependerá de diversos fatores. Deve ser ressaltado, ainda, que os valores podem diferir em certas ocasiões, mas, em média, o custo de um app pode ser de R$ 150 mil até a casa dos milhões — dependendo da complexidade do projeto.

Como citado anteriormente, a criação de um aplicativo demanda tempo, dinheiro e conhecimento na área. Para ampliar o entendimento sobre esse assunto, confira as informações sobre o tempo estipulado que será gasto em cada etapa.

Um dos fatores principais na criação de um aplicativo: tempo

Cada etapa na criação de um app possui um nome próprio e demanda uma certa quantidade de tempo.

Unpack

A primeira etapa, chamada Unpack, baseia-se na contextualização do aplicativo que será desenvolvido. Nessa etapa, podem ser gastos cerca de 4, ou até mesmo 6 dias em média, com o prazo podendo ser alterado em determinadas circunstâncias.

Plan

A etapa seguinte é chamada de Plan. Ela consiste no conhecimento, e pode durar por cerca de 7 a 10 dias nas condições normais.

Sketch

Sketch é formulada pelos famosos insights. Por meio deles, será necessário buscar ideias que poderão acrescentar valor para o aplicativo que está sendo desenvolvido. Essa etapa costuma durar por cerca de 2 a 3 dias.

Decide

A penúltima etapa chama-se Decide, ela carrega as ideias que serão implementadas no aplicativo. Pode durar de 3 a 6 dias.

Prototype

Prototype é a última etapa — e é a que dura por mais tempo. Nessa etapa serão considerados o design do aplicativo e outros fatores que são essenciais para que ele funcione bem e de maneira responsiva nos aparelhos celulares. Essa etapa pode levar de 20 a 25 dias, podendo ser alterada em algumas condições.

Um aplicativo que pode gerar uma receita de milhões

Após todas as informações que foram citadas, foi possível desenvolver uma visão mais ampla sobre quanto custa, qual o trabalho envolvido e também o tempo gasto na criação de aplicativos.

Seguindo todos os pontos citados anteriormente e sendo possível desenvolver um app considerado “completo”, as chances de conseguir atingir fama e também notoriedade com o aplicativo desenvolvido serão bem maiores.