João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 36.95ºC
IBOVESPA 131624.93
Euro 5.9801
Dólar 5.4615
Peso 0.0056
Yuan 0.7782
Quanto tempo demora para cair o empréstimo na conta
16/05/2023 / 17:39
Compartilhe:

Está querendo saber quanto tempo demora para cair o empréstimo na conta? Então é só continuar a sua leitura neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes desse assunto.

Se você solicitou um empréstimo, então é bem provável que precise desse dinheiro o mais rápido possível.

Diante desse contexto, surge a pergunta: quanto tempo demora para cair o empréstimo na conta? Falaremos mais sobre isso a seguir.

Como funciona a liberação do empréstimo consignado?

Em suma, o empréstimo consignado nada mais é que um tipo de modalidade de crédito onde, nesse caso, conta com o pagamento automático, com desconto em folha.

Trata-se de um empréstimo que diversos perfis podem solicitar, como aposentados, pensionistas do INSS, trabalhadores com carteira assinada etc.

Entretanto, tenha em mente que o funcionamento pode variar de acordo com a instituição que resolveu obter o seu empréstimo.

A Criteria Partners, por exemplo, costuma liberar o empréstimo assim que ocorre a confirmação de todos os processos, mas não são todas as instituições financeiras que seguem esse padrão.

No geral, a contratação de um empréstimo costuma estar associada à existência de uma margem consignável disponível.

Isto é, depende se há renda fixa o suficiente para poder arcar com essa dívida por um longo prazo. Por isso, a liberação tende a acontecer quando há aprovação, assinatura e averbação do contrato.

Quando se está enquadrado em todas essas condições, então se torna possível fazer o depósito da conta do titular.

Mas, para que você possa entender ainda melhor essas questões, iremos explicar com riqueza em detalhes logo a seguir.

Prazo de liberação do empréstimo consignado INSS

Nesse caso, o período para liberar o empréstimo consignado INSS costuma ter uma média de 48 a 72 horas.

Contudo, graças às novas tecnologias e consequente digitalização, esses processos estão se tornando mais ágeis, fazendo com que o tempo reduza de forma drástica.

Além disso, devemos informar que quem faz a averbação dessa operação é a própria Previdência Social, por meio do Dataprev.

Porém, a transmissão de dados é feita pela instituição financeira. Ou seja, você não precisa ter de se preocupar com praticamente nada.

Existem sim alguns motivos que podem fazer com que haja um atraso ou até uma reprovação. Isso pode acontecer quando há margem negativa ou pelo período da maciça do INSS.

Prazo de liberação do empréstimo consignado SIAPE

Ainda existe a possibilidade de empréstimo consignado para SIAPE – Servidores Públicos Federais.

Nesse caso, a liberação também costuma acontecer entre 48 a 72 horas, mas pode variar de acordo com o banco.

Para esse tipo de empréstimo, é necessário que o órgão pagador tenha algum tipo de convênio já firmado com o banco.

Isso é necessário para que haja a possibilidade de autorizar o pagamento das parcelas na folha de pagamento.

Por fim, o servidor SIAPE precisa autorizar o empréstimo através do “SouGov”, de modo a oferecer anuência para realizar a simulação e contratação, isto é, aceitando essa transação.

Quanto tempo demora o refinanciamento ou a portabilidade do crédito consignado?

Quanto a isso, você precisa entender que tanto o refinanciamento quanto a portabilidade do crédito é uma operação diferente de um novo empréstimo.

Afinal de contas, nesses casos, a negociação costuma envolver alteração do prazo do contrato ou mesmo migrar a dívida para alguma outra instituição.

Isso quer dizer que todo esse processo depende de outras partes e, por consequência, acaba demorando um pouco mais.

Falando de forma geral, o prazo de refinanciamento e portabilidade costumam ocorrer entre 15 e 20 dias úteis.

É verdade que o prazo tende a ser muito maior, mas tudo isso acontece porque existem etapas intermediárias para garantir a segurança do consumidor.

Quanto tempo demora para cair o empréstimo na conta?

Existem duas possibilidades, e iremos falar a seguir.

  1. Na conta no mesmo nome do titular do empréstimo: a conta para poder fazer a transferência desse dinheiro deve ser sempre no mesmo nome do titular do contrato. Ou seja, não é possível a transferência em conta de terceiros;
  2. Mesma conta do benefício INSS: de acordo com o artigo 22, da Instrução Normativa INSS n° 28/2008, tanto aposentados quanto pensionistas devem indicar a mesma conta que recebem o seu benefício.