João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 32.44ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
Quanto tempo dura um colchão infantil?
20/10/2022 / 16:03
Compartilhe:

Quanto tempo é preciso esperar para trocar o colchão das crianças? Uma boa noite de sono não tem preço, ainda mais para quem está em fase de crescimento. Veja o momento certo para trocar e garantir a saúde de quem mais ama.

Após o bercinho, a cama infantil é o primeiro passo da criança rumo a sua autonomia na hora de dormir. É na cama que as crianças passam a maior parte do tempo, visto que tendem a dormir mais ou muitas vezes lendo ou assistindo filmes.

Quando a criança aprende que dormir sozinha pode ser muito bom e ao mesmo tempo lhe confere uma “maturidade” que é bom sentir. 

Afinal, quem nunca ouviu “Você já está grandinho(a), pode dormir na sua cama”. É quando os pais, orgulhosos do passo que a criança dá, lhe compram uma cama infantil bem bonita, ao seu gosto, só para que aprenda a dormir sozinha.

Contudo, chega um momento em que o colchão da cama precisa ser trocado. Ou não precisa? Especialistas apontam que sim, pois com o passar do tempo, a espuma afunda e as molas tendem a estragar, inviabilizando uma boa noite de sono.

E se uma boa noite de sono é fundamental para os adultos, imagine para quem está em fase de crescimento! 

Como saber o momento certo de trocar o colchão?

Um colchão velho demais ou irregular, pode provocar dores nas costas, falta de sono, problemas de saúde pelo corpo. Se um adulto já sofre com tudo isso, imagine o impacto que isso causa em uma criança?

Sem dormir direito, com dores pelo corpo ou nas costas, as crianças correm o risco de terem os estudos comprometidos. 

Sem contar que uma boa noite de sono, faz toda diferença na vida do estudante, que precisa se aprimorar para conquistar boas notas e ótimas oportunidades pela vida.

Entre as diversas características dos modelos de colchões se destacam os que possuem viscoelástico, molas ensacadas, espuma extra em cima, dentre outros.

Ao comprar um colchão para criança deve-se atentar para os elementos que possui (citados acima) e o tipo de conforto que poderá proporcionar à criança.  

Os colchões têm prazos de validade distintos: Os colchões de espuma, por exemplo, duram em média 8 anos, enquanto que os de mola podem durar mais de 10 anos. 

E qual é o melhor colchão para crianças até 12 anos?

Colchões para crianças precisam trazer conforto e segurança, para que não machuquem a coluna. É também preciso observar o custo-benefício de cada tipo. 

Por exemplo, existem diversos tipos de colchão, com características diferentes que visam atender as necessidades dos pequenos. 

O colchão de espuma além de mais comum do mercado é também o mais vendido. Possui alturas e densidades variadas. É também um dos mais baratos, sendo o mais indicado porque a criança está crescendo e a cama precisará ser maior com o tempo.

Também a espuma, nestes casos, tende a estragar com o suor, o calor e assim, deforma rapidamente. Deformada, não proporcionará nenhum conforto.

Com relação aos colchões de mola, estes podem ser encontrados em duas versões: com molas entrelaçadas e cobertas por espuma durável e que torna o colchão mais resistente ao tempo e uso. 

E o colchão de molas ensacadas que tendem a durar bastante tempo, embora menos tempo que a primeira opção (mais de 12 anos). 

O ideal é que a criança sinta-se bem ao deitar e dormir, devido a relação entre densidade e conforto, que jamais pode faltar. Sua coluna agradecerá este cuidado  por longos anos.