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Quatro possíveis transformações que serão incorporadas no pós-pandemia
03/10/2021 / 10:00
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Com a vacinação avançando no país, mais de 65%* dos brasileiros já foram imunizados com a primeira dose e quase 36%* com as duas ou dose única, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, a rotina da população e a economia vão retomando aos poucos. No entanto, o período de pandemia, que já dura mais de um ano, criou o tão falado “novo normal”, que possibilitou ou contribuiu na aceleração de mudanças nos mais variados setores. Conheça algumas das transformações que ocorreram no decorrer deste tempo e que devem ser incorporadas no pós-pandemia em áreas como educação, saúde, mercado de trabalho e até mesmo na publicidade.

Educação

  • Proximidade das famílias com os professores e a digitalização da escola – A rotina de sala de aula passou a ser acompanhada pelas famílias, uma vez que a tecnologia permitiu que os pais ou responsáveis estivessem ao vivo junto com seus filhos. As escolas se digitalizaram e, mesmo com a retomada presencial, algumas práticas serão adotadas permanentemente, acredita Nathan Schmucler, diretor geral da rede de colégios Luminova. “Fazíamos um evento presencial no encerramento de trimestre para apresentar os projetos realizados pelos alunos, mas, com a pandemia, aperfeiçoamos nossa plataforma digital para comportar eventos simultâneos, permitindo que todas as escolas da nossa rede se envolvessem com as famílias de uma forma fácil. Acreditamos que mesmo com o retorno das aulas, nossos eventos digitais continuarão acontecendo, pois permite que a fluência digital seja amplificada e as famílias tenham a possibilidade de escolha entre digital ou presencial, assim como os alunos poderão ter seus projetos consultados fora daquela janela de tempo que presencial propicia”, exemplifica Schmucler.

Mercado de trabalho 

  • Contratação de funcionários sem a limitação de território – Durante a quarentena, o home office foi a única opção para muitos trabalhadores. Mas uma vez provada que esta forma de serviço remoto funciona, muitas companhias viram a oportunidade de recrutar profissionais em qualquer lugar do país e até mesmo do mundo. Uma delas foi a Park Education, rede de idiomas e cursos livres, que desde o começo da pandemia recrutou colaboradores de outras regiões brasileiras. Além do benefício de investir em maior conforto, com a redução de deslocamento, a rede tem promovido uma troca enriquecedora de cultura e diversidade entre os contratados e quem já era funcionário.

Saúde 

  • Telemedicina/Teleodontologia – Alguns setores, mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, não puderam parar, como o segmento da saúde. No entanto, o atendimento à distância foi favorecido em virtude da quarentena e deve permanecer mesmo após o controle da covid-19. A maior rede de clínicas odontológicas do mundo, OdontoCompany, adotou a teleodontologia como mais um canal para que os pacientes possam tirar dúvidas ou fazer uma primeira triagem sobre que tipo de dor está sentindo. Além deles, a rede de cuidadores de pessoas, Home Angels, passou a oferecer o serviço Home Angels Help, em que todos os assistidos da marca passaram a ter acesso a um médico, acionado durante 24h por uma central de atendimento 0800, para esclarecer dúvidas de natureza clínica e dar instruções sobre ocorrência de urgência e emergência, como condições cardiológicas, reações alérgicas, entre outras. Segundo a base de dados da rede, 80% dos casos conseguem ser solucionados rapidamente apenas por telefone ou com a visita do médico.

Publicidade 

  • Anúncio em saco de pão conquista grandes empresas – Se com as restrições de circulação de pessoas as mídias com outdoor perderam alcance, as que entram dentro da casa das pessoas se mostraram altamente eficientes e chamaram a atenção de grandes anunciantes. Um exemplo é a rede de publicidade em saco de pão, PremiaPão, que vem fechando contratos com indústrias, empresas de telefonia, redes de academia e até prefeituras. Neste ano, a estimativa é alcançar 4,7 milhões de embalagens distribuídas.