João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 24.1ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
Quem pode receitar Ômega 3 para cães?
08/09/2022 / 22:06
Compartilhe:

Hoje em dia é bem comum encontrarmos suplementos de ômega 3 para os cães ou que os tutores deem seu próprio suplemento ao animal, é isso mesmo, muita gente não sabe, mas é de extrema importância que o animal também consuma esse nutriente, mesmo porque assim como nós humanos, o organismo deles também não gera esse nutriente. 

Ou seja, o ômega deve ser inserido na dieta canina, sendo por suplementos ou por alimentos que contenham essa gordura boa, como, por exemplo, peixes de águas frias e salgadas, a sardinha é um ótimo alimento a ser oferecido aos cães.

Mas, como dissemos anteriormente, o suplemento humano pode ser oferecido ao animal desde que seja de boa qualidade, existem uma série de dicas que te ajudam a saber se o suplemento é verdadeiro ou não, como, por exemplo, se atentar na quantidade de vitamina “E” no produto ou até mesmo observar se óleo congela ao se colocado no congelador, caso ele congele considere ser um produto de má qualidade.

Como já dissemos anteriormente, o mesmo ômega 3 comercializado para humanos pode ser consumido por cães, no entanto, é melhor que inclua o ômega 3 na dieta canina, por meio de produtos apropriados para eles.

Caso ainda queira oferecer o seu suplemento ao animal de estimação deve se atentar na dose, pois para um adulto a dose diária deve ser de até 1200 mg, para um cachorro a dose deve estar entre 500 a 2000 mg por dia.

Essa é normalmente a dose que o cão deve tomar todos os dias, mas você não deve incluir o suplemento na dieta canina, sem antes pedir a opinião de um médico veterinário da sua confiança, isso porque ele é o único profissional capacitado e habilitado a receitar o suplemento ao seu pet, então leve seu cachorro em uma consulta antes de tomar qualquer decisão.

Vamos ver abaixo mais algumas dúvidas relacionadas ao ômega 3 para cachorro e fique bem informado sobre esse assunto, dessa forma sempre terá um animal saudável em casa. 

Qual o melhor suplemento alimentar para cães?

O melhor suplemento para cães, realmente é o ômega 3, segundo médicos veterinários a falta de vitaminas e nutrientes são bem comuns entre os cães. 

Então, eles chegaram à conclusão que algumas vitaminas como, por exemplo, as vitaminas do complexo B, aminoácidos de cadeias ramificadas, cálcio, proteínas de soja, não são as mais recomendadas hoje em dia.

Isso faz com que o ômega 3 seja o mais eficaz para os cães, isso porque esse é um nutriente que falta no organismo animal já que não é produzido por ele, então a necessidade de repor, se tornando essencial para os cachorros.

Suplemento para cães idosos

Para cães idosos o ômega 3 também tem uma série de vantagens, especialmente para ajudar na velhice e no bem-estar do seu animal de estimação. De acordo com alguns estudos, o suplemento ajuda fazendo o papel de uma terapia complementar, para contribuir no tratamento de doenças renais e câncer.  

Isso porque as ações do ômega 3 ajudam no combate das células cancerígenas sem que as células saudáveis sejam prejudicadas.  

Outro ponto bem interessante sobre esse suplemento na fase idosa, é que ele melhora significativamente as funções renais, fazendo com que seu pet tenha melhor qualidade de vida na velhice e ainda proporciona mais chances de cura em doenças já mencionadas acima.

Qual a função do ômega 3 para cães

Assim como para os humanos, o ômega 3 também traz uma série de benefícios para os animais, alguns dados mostram que o cão que faz o uso de suplementação tem mais chances de vencer doenças com alto risco de mortalidade. Além desse benefício, o suplemento ainda atua como preventivo de várias doenças. 

Também ajuda a melhorar doenças como.

  • Osteoartrite;
  • Doenças de pele;
  • Osteoporose;
  • Pedra nos rins;
  • Infecções renais;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Triglicérides alto;
  • Colesterol alto.

Essas são algumas doenças que o suplemento ajuda a melhorar, além disso, ele também atua na prevenção de doenças como a epilepsia e câncer.

Formas de oferecer o suplemento ao seu pet

Muitas vezes não é tão fácil fazer com que os pets tomem algum tipo de medicamento ou suplementos, então a melhor maneira que encontramos é misturar em algum alimento que ele goste.

Há diferentes formas de inserir o ômega 3 na dieta canina, seja com alimentos naturais, como peixes de água salgada e frias, mas devemos ressaltar que ao oferecer esse tipo de alimento ao pet, é preciso estar sem tempero algum, isso porque o tempero usado em nossas comidas pode fazer mal ao organismo do animal. 

Outra forma é oferecer a cápsula diretamente para seu cachorro ou colocar o ômega 3 líquido na ração seca dele, com certeza vai abrir mais o seu apetite e ainda prevenir inúmeras doenças e até mesmo aquelas coceiras indesejadas.