João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.38ºC
IBOVESPA 122707.28
Euro 5.6233
Dólar 5.2018
Peso 0.0058
Yuan 0.7188
Quer renovar sua casa para a ceia do Natal? Aproveite a Black Friday
03/11/2022 / 11:25
Compartilhe:

Comemorações de fim de ano são um verdadeiro evento, já que reúne familiares e amigos. Comidas e bebidas deliciosas associadas à troca de presentes e o compartilhamento de momentos inesquecíveis.

A Black Friday é uma ótima oportunidade para aproveitar ofertas e descontos e renovar diferentes produtos, adquirindo modelos mais atualizados. Essa data comercial teve origem nos Estados Unidos e chegou no Brasil há 20 anos, sendo lembrada por provocar filas enormes e disputa pelos produtos disponibilizados na loja.

Desde o início da pandemia, essa data ganhou ainda mais força no comércio virtual, tornando-se uma das datas mais lucrativas do ano. Confira como renovar a sua casa para a ceia natalina aproveitando essa data!

Pesquise com antecedência

Uma das dicas mais importantes para aproveitar a Black Friday é pesquisar os produtos desejados com antecedência. Isso garante primeiro que você tenha melhores condições para comparar e avaliar diferentes modelos e preços.

Outra razão para isso é evitar as chamadas falsas promoções – que são proibidas pelo Código do Consumidor. As falsas promoções consistem no processo de uma empresa começar a aumentar os preços de produtos poucos meses antes da Black Friday. E, na data, anunciam uma promoção que consiste no preço original de meses antes (ou seja: não há desconto na prática). Ao perceber essa prática, denuncie para órgãos como o Procon.

Uma boa estratégia é inscrever o seu e-mail nas lojas de seu interesse para receber newsletter e e-mails promocionais que podem ser interessantes. Organize os preços, os modelos e as empresas em uma tabela com o respectivo link para agilizar na hora de finalizar a compra.

Lista de desejos

Outra estratégia básica na hora de escolher os produtos na Black Friday é fazer uma lista de desejos para não esquecer nada importante nem quebrar o orçamento por comprar itens de última hora.

Seja no papel ou em aplicativos, essa lista te ajuda a se organizar na hora de procurar produtos. Que tal agrupá-los segundo o seu tipo e a área (eletrônicos, roupas, calçados, etc.)? Isso facilita na hora de buscar produtos online ou quando estiver na loja física.

Sites não recomendados

No mundo virtual, é importante tomar alguns cuidados básicos para não sofrer golpes e fraudes. Um deles é verificar se o site da loja possui cadeado no lado esquerdo da barra com o endereço.

Além disso, procure as plataformas que não devem ser feitas compras – nos mais diversos motivos, desde segurança, pontualidade na entrega, entre outros exemplos. O Procon divulga essa lista todo ano antes da Black Friday para evitar possíveis golpes e enganos. Compre somente em lojas que tenham boas recomendações, assim você terá mais garantias de receber o produto no prazo e em boas condições.

Atenção ao frete

Uma tática bastante utilizada por empresas desde o início da pandemia é adicionar o valor do frete apenas depois ou na hora de pagar. Na prática, isso é prejudicial, pois, dependendo do produto, o valor do frete impacta muito sobre o valor final (como no caso de eletrônicos, móveis, etc).

Essa estratégia de esconder até o cliente finalizar a compra é chamada de maquiagem de preços e também não é permitida por órgãos de fiscalização, como o Procon. Muitas vezes, o valor abusivo do frete acaba funcionando na prática como uma compensação do desconto possivelmente oferecido pela loja. Denuncie assim que presenciar esse tipo de situação.