A partir dos experimentos desenvolvidos na banda About the Blues, com clássicos do blues americano e suas variações de gênero, o músico Rafa Chaves (@rafachavess) acaba de lançar o show Blues à Brasileira. Nesta pegada repleta de brasilidade e de bom gosto, ele interpreta diversos compositores e compositoras do Brasil – ou seja, a versão brasileira para a música que vem do país norte americano. A ponte é baseada nas semelhanças sonoras e no conteúdo das letras que tratam de dores, amores, sofrimento, saudade, as pequenas alegrias e tragédias cotidianas da vida.
Em sintonia com a frase dita pelo artista brasileiro Baco Exu do Blues – “Tudo é blues” , Rafa começou a perceber semelhanças estéticas presentes nas harmonias, ritmos e letras entre clássicos da música brasileira e o blues que já tocava e cantava. “Foi também a partir de frequentes pedidos do público por músicas com letras em português nos shows da banda que eu abracei a ideia de cantar o que poderia facilmente ser a versão brasileira do blues. Com a riqueza miscigenada tão presente no Brasil, foi fácil olhar obras já conhecidas no país pelas lentes blueseiras”, disse o músico.
Mesmo com a relação direta com o gênero americano, o espetáculo se propõe a celebrar obras importantes na história da música brasileira e paraibana. Entre tantos artistas brasileiros que poderiam receber a alcunha de “bluesman” ou “blueswoman”, o set list traz obras eternizadas por Chico Buarque, Djavan, Gal Costa, Elis Regina, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cazuza, Cássia Eller, Cátia de França, Val Donato, Gláucia Lima, Tim Maia, Erasmo Carlos e outros.
O show Blues à Brasileira vem com Rafa Chaves acompanhado pelos músicos Saulo Soares (bateria) e Cleanto Neto (baixo).