João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 30.85ºC
IBOVESPA 127698.32
Euro 6.0976
Dólar 5.749
Peso 0.0058
Yuan 0.7961
Rainha Elizabeth II é colocada sob supervisão médica, informa o Palácio de Buckingham.
08/09/2022 / 13:29
Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira (8) foi confirmado que a rainha Elizabeth II foi colocada sob supervisão médica em sua residência de Balmoral na Escócia, após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro. As informações foram compartilhadas pelo Palácio de Buckingham.

“Após uma avaliação mais detalhada esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, declarou o Palácio de Buckingham em comunicado.

O Palácio de Buckingham acrescentou que “a Rainha permanece calma e no Castelo de Balmoral”, na Escócia.

A monarca havia adiado uma reunião com seu Conselho Privado marcada para quarta-feira depois que seus médicos a aconselharam a descansar, disse o Palácio de Buckingham no dia. Uma fonte real acrescentou que a reunião era virtual e que a Rainha não tinha estado no hospital.

Todos os quatro filhos da rainha — o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward —, além de William, seu neto, viajaram nesta quinta para o Palácio de Balmoral.

Um porta-voz do Príncipe Harry, neto da rainha, disse que ele e Meghan viajarão para a Escócia.

Outra fonte real mencionou previamente que os membros da família imediata da Rainha já haviam sido informados das preocupações sobre sua saúde. E descartou os rumores de que a monarca havia sofrido uma queda.

“O palácio não divulga boletins sobre a saúde da rainha a menos que seja algo significativo”, disse o analista da família real Robert Hardman à rede BBC.

Liz Truss, a primeira-ministra britânica que tomou posse apenas na terça-feira, reagiu às notícias sobre a saúde da Rainha Elizabeth em sua conta no Twitter. “O país inteiro ficará profundamente perturbado com as notícias do Palácio de Buckingham… Meus pensamentos, e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido, estão com Sua Majestade a Rainha e sua família neste momento”, escreveu.

 O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, o principal clérigo da Igreja da Inglaterra, da qual a rainha é a líder, afirmou que a monarca está em suas orações. “Que a presença de Deus fortaleça e conforte Sua Majestade, sua família e os que cuidam dela em Balmoral”, tuitou.

 O líder da oposição do país, Keir Starmer, disse torcer pela recuperação da monarca.

A saúde da monarca é motivo de crescente preocupação desde outubro do ano passado, quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a “exames” médicos que nunca foram detalhados. Desde então, ela reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala.

Durante vários meses, a saúde da Rainha Elizabeth II, de 96 anos, é um motivo de preocupação. A monarca esteve ausente de vários eventos durante suas celebrações do Jubileu de Platina pelo 70º aniversário de seu reinado em junho passado. Na ocasião, o Palácio de Buckingham disse que a Rainha experimentou” um certo desconforto” durante o primeiro dia das celebrações e que não compareceria ao evento principal no segundo dia.

“A Rainha gostou muito do desfile de aniversário e do desfile aéreo, mas sentiu algum desconforto”, disse o Palácio de Buckingham em uma declaração na época.

Nos anos anteriores, a monarca raramente cancelou compromissos no último minuto. Mas sua idade avançada dificultou-lhe o trabalho em torno da agenda lotada de eventos e compromissos oficiais que definiram a maior parte de seu reinado.

À medida que foi envelhecendo, a Rainha reduziu seu número de compromissos para se concentrar nos principais deveres constitucionais como chefe da Igreja da Inglaterra e chefe de Estado, tais como abrir parlamentos e audiências com o primeiro-ministro e novos embaixadores no Reino Unido. Ela começou a usar uma bengala em público no ano passado.

Em 2021, os funcionários do palácio se moveram rapidamente para aliviar as preocupações com a saúde da monarca quando ela cancelou uma viagem à Irlanda do Norte. Os medos foram imediatamente dissipados quando uma fonte próxima ao palácio disse que ela estava “bem disposta”, mas mais tarde surgiu que ela havia passado a noite no hospital para o que um porta-voz do palácio chamou de “investigações preliminares”.