Com 3.113.415 votos (58,70%), a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) foi eleita nova governadora de Pernambuco e será a primeira mulher a governar o estado após vencer a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que registrou 41,30% da preferência pernambucana – 2.190.264 votos. No primeiro turno, Raquel havia ficado atrás de Arraes.
“Meu coração é só gratidão, Pernambuco! Vamos mudar nosso estado de verdade. Obrigada pela confiança depositada em nosso propósito. Juntas e juntos vamos fazer de Pernambuco um lugar mais justo para se viver”, declarou Lyra, que sucederá o mandato de Paulo Câmara (PSB), atual governador. Ela também põe fim a uma sequência de 16 anos de mandatos do PSB à frente do governo de Pernambuco.
Filha do ex-governador João Lyra Neto, Raquel governou Caruaru por pouco mais de cinco anos, é ex-delegada da Polícia Federal, ex-procuradora no estado e ex-deputada estadual. Em 2011, foi secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco no governo Eduardo Campos, morto em 2014 numa queda de avião.
Saiu do PSB em março de 2016, ano em que lançou candidatura à prefeitura de Caruaru. Foi eleita em primeiro turno, e foi a primeira mulher a assumir o cargo na cidade. Em 2020, foi reeleita, também em primeiro turno.