O Real Madrid recebeu boas notícias do Ministério da Justiça. O clube comunicou em nota oficial que o jogador brasileiro, Vinicius Junior, prestou juramento à Constituição espanhola na sexta-feira, 2 de setembro. Portanto, desde sexta-feira passada, o jogador também tem nacionalidade espanhola, e deixa de ocupar uma posição não europeia na equipe principal do clube.
Vinicius, que vive na Espanha desde 2018, ainda estava esperando seu passaporte. Ele já havia cumprido os requisitos legais para obter a nacionalidade. Há dois anos ele passou nos dois exames necessários para o próximo passo, um em espanhol e outro na cultura geral do país.
Mas ele estava esperando o juramento da Constituição para obter a nacionalidade, algo que se atrasou mais do que o Real Madrid esperava e que gerou desconforto no clube. Procedimento que foi finalmente formalizado na última sexta-feira.
O Real Madrid tem atualmente dois cidadãos de fora da UE, os brasileiros Rodrygo Goes e Eder Militão, que também aguardam as formalidades finais para obter a dupla nacionalidade.
A dupla nacionalidade de Vinicius é uma grande notícia para o clube, pois libera uma vaga fora da UE enquanto aguarda o que pode acontecer na próxima etapa de transferência, que se abre após a Copa do Mundo no Qatar.