A realidade aumentada é importante para vários segmentos de negócios, tendo em vista que cada vez mais pessoas estão conectadas, por meio de seus smartphones e outros dispositivos móveis.
As estratégias digitais podem contar com esse recurso para se aproximar ainda mais do público, entregar conteúdos de valor e valorizar ainda mais a interação com clientes e potenciais clientes.
Neste artigo, você vai conhecer o conceito de realidade aumentada, como ela funciona, as diferenças entre essa tecnologia e a realidade virtual e em quais segmentos de negócios pode ser aplicada.
Realidade aumentada é a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico, e um dos maiores exemplos da atualidade é o QR Code espalhados em pontos turísticos das cidades.
Por meio de um aplicativo de leitura desse tipo de etiqueta e uma conexão com a internet, os turistas têm acesso a um guia virtual para indicar os locais que as pessoas devem visitar.
Também conhecida como realidade expandida ou realidade ampliada, essa tecnologia funciona por meio de um software, GPS e marcador no mundo físico.
Como no exemplo do QR Code, o aplicativo de leitura funciona como porta de entrada para o software que vai fornecer as informações para o usuário, e o GPS será usado para indicar onde os turistas devem ir.
Antes de investir nesse recurso tecnológico, uma desenvolvedora de sistema clubes precisa conhecer as diferenças entre ele e a realidade virtual.
A realidade virtual permite que as pessoas mergulhem em um ambiente fictício, é como no caso dos videogames. Para funcionar, precisa do uso de óculos ou capacetes equipados com telas que simulam espaço tridimensional.
A realidade aumentada, por sua vez, ao invés de transportar o usuário para o mundo virtual, captura imagens digitais e as reproduz no ambiente físico, por meio de uma lente, como no caso dos dispositivos móveis.
Isso significa que a principal diferença entre essas tecnologias é o objetivo que possuem. Enquanto a realidade aumentada trabalha com componentes que interagem com aquilo que já existe, a realidade virtual cria seu próprio ambiente.
Vários tipos de empresa, como um fabricante de helicoil m7, podem usar a realidade aumentada em seus processos e campanhas. Dentre os setores que mais investem estão:
As experiências obtidas por empresas que já utilizam a realidade aumentada mostram que essa tecnologia veio para se tornar uma grande aliada na hora de conquistar e fidelizar clientes.
Antes de aplicar esse recurso em seu negócio, é muito importante entender que existem diferentes tipos de realidade aumentada, algo que pode ser ainda mais benéfico para o setor de marketing. São eles:
Uma empresa de locação de guincho 24 horas pode usar esse recurso que depende de uma câmera para identificar marcadores visuais, como no caso do código de barras e assim fornecer informações importantes.
Para esse tipo, é necessário que a imagem tenha pontos únicos que possam ser marcados e assim facilitar a visualização.
Esse tipo pode ser usado para determinar mensurações, como velocidade e localidade. Por meio dela, o dispositivo mostra objetos correspondentes ao ambiente da câmera.
Costuma ser útil em mapas e permite que os usuários encontrem estabelecimentos em sua região por meio de dispositivos móveis.
Uma empresa especializada em recurso multa dnit excesso velocidade pode usar esse recurso para alterar a aparência de uma imagem real ou substituí-la.
O reconhecimento de objetos é importante para que o recurso funcione corretamente, e costuma ser usado por empresas de decoração para que o cliente visualize o ambiente, antes que fique pronto.
Por fim, esse tipo projeta luz artificial em ambientes reais, sendo muito usado em eventos de grande escala é muito importante para profissionais de marketing mobile.
A realidade aumentada é um recurso tecnológico que pode auxiliar as empresas de muitas maneiras, principalmente na hora de oferecer uma experiência única e memorável para os consumidores.
Vários segmentos podem aproveitar seus benefícios e escolher entre os diferentes tipos que ela oferece para sua aplicação.
A organização só precisa determinar seus propósitos e trabalhar com a realidade aumentada para alcançá-los e se tornar mais relevante no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.