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Realidade aumentada: você sabe o que é?
25/08/2022 / 17:35
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A realidade aumentada é importante para vários segmentos de negócios, tendo em vista que cada vez mais pessoas estão conectadas, por meio de seus smartphones e outros dispositivos móveis.

As estratégias digitais podem contar com esse recurso para se aproximar ainda mais do público, entregar conteúdos de valor e valorizar ainda mais a interação com clientes e potenciais clientes.

Neste artigo, você vai conhecer o conceito de realidade aumentada, como ela funciona, as diferenças entre essa tecnologia e a realidade virtual e em quais segmentos de negócios pode ser aplicada.

O que é e como funciona a realidade aumentada

Realidade aumentada é a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico, e um dos maiores exemplos da atualidade é o QR Code espalhados em pontos turísticos das cidades.

Por meio de um aplicativo de leitura desse tipo de etiqueta e uma conexão com a internet, os turistas têm acesso a um guia virtual para indicar os locais que as pessoas devem visitar.

Também conhecida como realidade expandida ou realidade ampliada, essa tecnologia funciona por meio de um software, GPS e marcador no mundo físico.

Como no exemplo do QR Code, o aplicativo de leitura funciona como porta de entrada para o software que vai fornecer as informações para o usuário, e o GPS será usado para indicar onde os turistas devem ir.

Diferenças entre realidade aumentada e virtual

Antes de investir nesse recurso tecnológico, uma desenvolvedora de sistema clubes precisa conhecer as diferenças entre ele e a realidade virtual.

A realidade virtual permite que as pessoas mergulhem em um ambiente fictício, é como no caso dos videogames. Para funcionar, precisa do uso de óculos ou capacetes equipados com telas que simulam espaço tridimensional.

A realidade aumentada, por sua vez, ao invés de transportar o usuário para o mundo virtual, captura imagens digitais e as reproduz no ambiente físico, por meio de uma lente, como no caso dos dispositivos móveis.

Isso significa que a principal diferença entre essas tecnologias é o objetivo que possuem. Enquanto a realidade aumentada trabalha com componentes que interagem com aquilo que já existe, a realidade virtual cria seu próprio ambiente.

Em quais segmentos pode ser aplicada

Vários tipos de empresa, como um fabricante de helicoil m7, podem usar a realidade aumentada em seus processos e campanhas. Dentre os setores que mais investem estão:

  • Entretenimento;
  • Jogos;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Publicidade.

As experiências obtidas por empresas que já utilizam a realidade aumentada mostram que essa tecnologia veio para se tornar uma grande aliada na hora de conquistar e fidelizar clientes.

Tipos de realidade aumentada

Antes de aplicar esse recurso em seu negócio, é muito importante entender que existem diferentes tipos de realidade aumentada, algo que pode ser ainda mais benéfico para o setor de marketing. São eles:

Baseada em marcadores

Uma empresa de locação de guincho 24 horas pode usar esse recurso que depende de uma câmera para identificar marcadores visuais, como no caso do código de barras e assim fornecer informações importantes.

Para esse tipo, é necessário que a imagem tenha pontos únicos que possam ser marcados e assim facilitar a visualização.

Sem marcadores

Esse tipo pode ser usado para determinar mensurações, como velocidade e localidade. Por meio dela, o dispositivo mostra objetos correspondentes ao ambiente da câmera.

Costuma ser útil em mapas e permite que os usuários encontrem estabelecimentos em sua região por meio de dispositivos móveis.

Baseada em superimposição

Uma empresa especializada em recurso multa dnit excesso velocidade pode usar esse recurso para alterar a aparência de uma imagem real ou substituí-la.

O reconhecimento de objetos é importante para que o recurso funcione corretamente, e costuma ser usado por empresas de decoração para que o cliente visualize o ambiente, antes que fique pronto.

Baseada em projeção

Por fim, esse tipo projeta luz artificial em ambientes reais, sendo muito usado em eventos de grande escala é muito importante para profissionais de marketing mobile.

Considerações finais

A realidade aumentada é um recurso tecnológico que pode auxiliar as empresas de muitas maneiras, principalmente na hora de oferecer uma experiência única e memorável para os consumidores.

Vários segmentos podem aproveitar seus benefícios e escolher entre os diferentes tipos que ela oferece para sua aplicação.

A organização só precisa determinar seus propósitos e trabalhar com a realidade aumentada para alcançá-los e se tornar mais relevante no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.