Aqui está o arquétipo de uma pizza de massa fina, uma pizza margherita adornada simplesmente com as cores da bandeira italiana: verde do manjericão, branco da mussarela, vermelho do molho de tomate.
A pizza é adaptada da receita da equipe do restaurante Roberta’s, no Brooklyn, que faz o molho de tomate simplesmente misturando tomates enlatados, um fio de azeite e uma pitada de sal. Os ingredientes oferecem em suas proporções o que parece ser uma espécie de austeridade — nem 3 onças de queijo! Mas o resultado é uma pizza caseira para vencer a banda assim como pizza baianinha caseira, exatamente o tipo de receita para iniciar uma carreira na fabricação de pizzas caseiras e voltar sempre.
Coloque uma pedra de pizza ou ladrilhos na prateleira do meio do forno e aumente o fogo para a configuração mais alta. Deixe aquecer por pelo menos uma hora.
Coloque o molho no centro da massa esticada e use as costas de uma colher para espalhá-lo uniformemente pela superfície, parando a cerca de 1 cm das bordas.
Regue um pouco de azeite sobre a torta. Quebre o queijo em pedaços grandes e coloque-os delicadamente sobre o molho. Espalhe folhas de manjericão por cima.
Usando uma casca de pizza, pegue a torta e deslize-a sobre a pedra ou ladrilhos aquecidos no forno. Asse até que a crosta esteja dourada e o queijo borbulhando, aproximadamente 4 a 8 minutos.