João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.76ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1268
Dólar 5.5038
Peso 0.0057
Yuan 0.7759
Recriações da internet que valem a pena conferir
13/06/2023 / 11:09
Compartilhe:

Conheça algumas recriações da internet que surgem a partir de obras e personagens que já conhecemos

A internet propiciou que muitos artistas conseguissem divulgar seus trabalhos livremente, principalmente nas redes sociais. Um tipo de arte que sempre chama a atenção nas redes sociais são recriações de outros tipos de obras, mais conhecidas. 

Fan arts, bonecas das princesas diferentes e modernas e até mesmo recriação de jogos, tudo isso pode ser encontrado na internet, feito a partir de uma obra já conhecida.

4 recriações da internet criativas e diferentes

Essas recriações ou releituras chamam a atenção por trazerem novas versões, principalmente mais contemporâneas, para algo que já existe e que já é bastante divulgado. Algumas recriações são fiéis aos detalhes e ao estilo das obras originais, enquanto outras adicionam elementos mais modernos.

Vamos ver alguns exemplos de recriações? Acompanhe!

1. Versões alternativas das princesas da Disney

Uma das recriações que mais bombam na internet são de personagens da Disney, principalmente as princesas. Geralmente, elas são recriadas em formatos mais contemporâneos. 

Outro tipo de arte que também é interessante são aquelas que colocam as princesas em cenas urbanas ou modernas, muito diferentes dos ambientes em que essas personagens vivem normalmente. 

Essas versões desafiam estereótipos tradicionais e oferecem representações mais diversas e inclusivas das personagens, por exemplo. 

2. Recriação de cenas de filmes ou capas de álbuns

Outro tipo de recriação que também fica muito interessante é a de cenas de filmes, principalmente quando elas são supericônicas e estão na memória de muita gente. Alguns artistas recriam cenas famosas de filmes utilizando objetos cotidianos, por exemplo, trazendo o filme mais para a realidade. 

Recriar capas de álbuns também é algo interessante e que bomba na internet, principalmente entre os fãs de uma determinada banda ou artista. O mais interessante é ver que não são apenas artistas que fazem essas recriações, mas também os fãs, usando sua criatividade. 

3. Fan art

Uma fan art, como o nome sugere, é um tipo de arte feito por fãs de algo do entretenimento. Por exemplo, personagens de filmes, de livros, de séries…

Ou seja, fãs de diversas mídias, como filmes, séries de TV e videogames recriam personagens e cenas por meio de ilustrações, pinturas e até mesmo esculturas, dando novas possibilidades para esses personagens. 

Isso é bastante procurado na internet, pois nem sempre os personagens são da maneira como o fã imaginou, por exemplo. Isso abre espaço para que ele mesmo o recrie. Além disso, também faz mudanças de acordo com o estilo, transformando desenhos de animes em estilo Disney ou simplesmente transformando uma pessoa em desenho. 

4. Recriações de jogos

Quem é fã de videogames sabe o quanto é interessante quando novas versões saem, com novos desafios e novas funcionalidades. Pensando nisso, alguns fãs recriam jogos clássicos usando motores de jogo modernos, ou seja, com novas possibilidades e mundos. 

Essas recriações trazem os jogos antigos para plataformas atuais, mantendo a jogabilidade e a estética originais ou adicionando melhorias e recursos adicionais. É uma recriação interessante, que pode ser feita apenas por diversão ou para criação de novos games. 

Recriações: o que pode ou não ser feito

As obras de arte, músicas, filmes e outras criações são protegidas por direitos autorais, que conferem ao criador o controle exclusivo sobre o uso e a reprodução de suas obras. Recriar uma obra protegida por direitos autorais sem a permissão do titular dos direitos pode constituir uma violação dos direitos autorais.

Em alguns países, existe a ideia do “uso justo”, que permite o uso limitado de material protegido por direitos autorais para projetos de crítica, comentário, paródia, pesquisa ou educação.

Agora, algumas obras caem em domínio público após um certo período de tempo desde a morte do autor ou outros critérios estabelecidos por lei. Essas podem ser livremente usadas e recriadas sem a necessidade de permissão do autor original.

É importante considerar que as leis de direitos autorais são bastante complexas e variam de acordo com a localidade. 

Se você deseja fazer recriações na internet, vale a pena considerar que, dependendo da obra inspiradora, esse tipo de trabalho deve servir apenas como portfólio e não pode ser comercializado, por exemplo. Vale a pena ter a ajuda de um advogado para entender mais sobre.