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Redes sociais: como utilizar no seu negócio
15/08/2022 / 13:45
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Com a ascensão da internet e o crescimento do número de pessoas nas redes sociais, se tornou essencial que as empresas estivessem presentes também no mundo digital.

O lockdown, durante a pandemia do coronavírus, foi um dos principais fatores que fez com que muitos empreendedores migrassem seus negócios para o formato virtual. 

O fato de os clientes não poderem visitar as lojas durante esse período não impediu que as vendas fossem realizadas. Muito pelo contrário, quem soube utilizar bem as ferramentas virtuais conseguiu se consolidar na internet de forma frutífera.

Se notou que a experiência digital entre o consumidor e a empresa é diferente da sua forma presencial e deve ser levada em consideração, uma vez que essa experiência também tem o poder de realizar vendas, alavancando a lucratividade de um negócio.

Além disso, a internet pode funcionar como uma janela de vidro, como uma vitrine para um negócio, tornando-o ainda mais conhecido, e com um baixo custo, já que todas essas redes são gratuitas para o público e para as empresas.

Desse modo, é essencial que todo negócio que deseja aumentar suas transações com os clientes esteja presente na internet.

No entanto, só estar presente não é suficiente: é preciso que haja uma comunicação planejada, com as redes sociais que mais se adequem ao perfil da empresa, para que ela faça sucesso.

No próximo tópico, será vista a relevância de um negócio se conectar com o seu público por meio das redes sociais.

Qual a importância de uma empresa estar conectada?

Assim como os alunos de uma escola infantil tempo integral, quase todas as pessoas estão conectadas durante a maior parte do dia.

São pouquíssimos os indivíduos que não possuem redes sociais, e até mesmo aqueles que pouco usam essas ferramentas recebem anúncios publicitários de forma virtual, o que é essencial para as empresas que desejam atuar na internet.

Esse público conectado, aliada à oportunidade das empresas de estabelecerem uma forma de conexão com seus clientes nas redes sociais, trouxe grandes vantagens para os negócios que optaram por se conectar.

Além disso, tal qual uma enfermeira a domicilio, a internet possibilitou que os negócios tivessem a possibilidade de resolver problemas, e tirar dúvidas.

Além de ajudar o cliente a adquirir um produto ou serviço de uma forma mais cômoda para o consumidor, ou seja, sem tirá-lo de casa.

Assim, um dermatologista, por exemplo, pode tirar as dúvidas de seus clientes sobre um preenchimento facial bochecha sem tirar esses consumidores do conforto de seus lares, mas ainda estabelecendo uma relação humanizada.

Por isso, estar presente na web é fundamental para um negócio que deseja horizontalizar sua relação com o cliente. 

Ademais, a comunicação por meio das redes traz uma série de vantagens para a empresa que se posiciona online, e alguns desses benefícios serão vistos no próximo tópico.

Quais os benefícios das redes para uma empresa?

A principal vantagem, logo de cara, é o aumento do alcance da comunicação de uma empresa. 

Geralmente, quando uma empresa está iniciando em um ramo, ela tem grandes gastos com marketing para alcançar uma nova cartela de clientes.

Porém, com as redes sociais, esse processo é facilitado, um conteúdo em uma rede social, quando bem planejado, alcança muitas pessoas e é mais barato do que os instrumentos de comunicação física, como panfletos, custariam.

Com a possibilidade de viralizar conteúdos de forma simples e sem grandes custos com marketing, a internet se tornou ferramenta chave para o crescimento de startups.

Além disso, as redes sociais de uma empresa podem ajudar a converter potenciais compradores, chamados de leads, em clientes da marca. 

Isso ocorre, principalmente, porque o cliente, ao acompanhar a empresa nas redes e ver a forma com a qual ela se posiciona, se sente seguro e convencido a realizar uma compra.

Um outro benefício das redes sociais são as métricas, essas ferramentas ajudam a mensurar a quantidade de pessoas que estão acompanhando as contas de uma empresa, além de traçar o perfil do público.

Essa delimitação do público é importante, pois ajuda o negócio a entender a pessoa que está por trás da tela, quais são seus desejos e suas necessidades.

Tal entendimento ajuda o empreendimento a decidir quais produtos ou serviços serão mais abordados pelo marketing da empresa, com o fito de aumentar a lucratividade desses ítens.

Após serem vistos alguns dos benefícios da presença online, a seguir serão mostradas algumas das redes sociais mais famosas e o modo com o qual elas podem ser utilizadas na comunicação empresarial.

Quais as melhores redes para um negócio?

Após a verificação do fato de que a internet ajuda a construir um negócio e melhorar sua lucratividade, fica a dúvida de em qual rede social um negócio deve estar.

A resposta é sempre uma só: depende. Todas as redes, com seus variados formatos e públicos, podem ser utilizadas por um negócio para alavancar sua presença online.

Para saber quais redes sociais funcionam para um negócio, é importante avaliar duas variáveis: em quais redes sociais faz sentido um negócio estar presente e qual o tipo de público que vai receber esses conteúdos virtuais.

Se um negócio, por exemplo, vende itens para casa, como mobília, é importante que esse empreendimento esteja presente em redes sociais nas quais o audiovisual predomina.

Assim, para negociar uma sacada de vidro moderna, é importante que os clientes vejam o que estão comprando, tornando o Instagram uma ótima ferramenta para a consolidação desse empreendimento no modelo virtual.

No entanto, se o serviço não precisa ser mostrado, mas precisa conquistar a confiança do consumidor, redes como o Facebook e o LinkedIn, onde grandes textos podem ser escritos, podem ser fundamentais para fechar um negócio.

Desse modo, uma empresa de segurança condominial, escrevendo sobre a sua experiência e mostrando excelentes resultados, conseguiria conquistar novos clientes utilizando apenas uma boa redação.

Uma outra característica a se considerar ao criar conteúdo online é avaliar o tipo de público que vai recebê-lo (e isso pode ser feito por meio das métricas).

Traçar as características do usuário da rede social que é um cliente em potencial é importante para garantir que o conteúdo certo chegará para a pessoa que está mais propícia a consumí-lo.

Se uma empresa analisa o perfil do público e descobre, por exemplo, que o seu espectador tende a consumir mais de uma empresa quando ele consegue ver os processos que são feitos durante a prestação de serviço, talvez o Youtube e o Tiktok sejam boas ferramentas.

Nesse caso, o audiovisual ajudaria o cliente a verificar a forma com a qual o prestador de serviço trabalha, gerando uma relação de confiança entre os dois. 

Assim, uma empresa que realiza blindagem de estofados pode utilizar as redes em que os vídeos predominam para apresentar o seu serviço.

No entanto, tudo depende das metas do negócio. Se uma empresa já está consolidada no nicho, por exemplo, mas deseja mostrar uma face mais divertida e interativa com o público, talvez os poucos caracteres do Twitter ajudem a inovar nas estratégias de comunicação.

Por isso, é importante que a equipe de comunicação do negócio esteja bem alinhada com os objetivos de crescimento de uma empresa, a fim de escolher as estratégias mais frutíferas e aplicá-las nas redes sociais que mais serão úteis para o empreendimento.

Considerações finais

Sendo assim, as redes sociais têm ganhado cada vez mais notoriedade no cotidiano das pessoas e as empresas que querem aumentar sua lucratividade devem se posicionar na web.

Esse posicionamento pode ser muito benéfico, uma vez que os custos com a divulgação são baixos e essas redes têm o poder de fazer um grande número de pessoas engajar com um conteúdo em pouco tempo.

Para que esse posicionamento seja certeiro, é fundamental que as redes sociais escolhidas para a comunicação da empresa se adequem ao público e aos objetivos traçados pelo negócio.

Essa escolha vai depender de algumas características do negócio, como:

  • Qual rede social faz sentido um negócio estar;
  • Qual a imagem esse empreendimento quer passar;
  • Quem é o seu público;
  • Qual tipo de conteúdo será criado.

Assim, para vender objetos como uma cadeira odontologica preta, é importante estar presente em redes que disseminam fotos com facilidade, enquanto prestadores de serviços de segurança, por exemplo, podem se beneficiar de redes com textos, como o LinkedIn.

A escolha da rede social vai depender da face que o negócio quer mostrar para o público e isso deve ser muito bem alinhado com uma equipe de comunicação capacitada, que poderá fazer o negócio prosperar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.