O deputado estadual da Paraíba Cabo Gilberto (PL) ganhou 12.899 seguidores no Instagram no período de um mês. A avaliação foi feita pela empresa de tecnologia e pesquisa Keek Inteligência Analítica, considerando os dias 1º a 31 de julho de 2022.
O crescimento do deputado bolsonarista é destacado nesta primeira análise da empresa. Os avaliadores pontuam que o tipo de conteúdo das redes sociais do parlamentar, direcionado aos eleitores conservadores, é dividido apenas com os deputados Walber Virgolino e Caio Roberto.
O aumento no Instagram de Cabo Gilberto é aproximadamente sete vezes maior do que o segundo que mais ganhou seguidores: o perfil do deputado Jutay Meneses (Republicanos) conta com 1.843 novas contas que passaram a acompanhar seus conteúdos.
Uma diferença ainda maior é vista frente aos deputados na lista dos que cresceram em julho no Instagram. A deputada Jane Panta (Progressistas) ganhou 823 novos seguidores e a deputada e pré-candidata ao Senado Pollyana Dutra (PSB) aparece em quarto lugar, com 783 novos seguidores.
Em quinto lugar, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), teve um crescimento de 722 seguidores no mesmo período de um mês.
Os deputados Filipe Leitão (PSD), Wilson Filho (Republicanos), Raniery Paulino (Republicanos), Júnior Araújo (PSB) também pontuaram bem, conseguindo um bom crescimento no último mês. Pela bancada de oposição os destaques na aquisição de seguidores foram Tovar Correia Lima e Camila Toscano, ambos do PSDB.
Avaliação do especialista
Na opinião do publicitário Philipe Araujo, manter o Instagram atualizado e dentro das regras estabelecidas pela plataforma é um desafio para os deputados estaduais. Isso porque o espaço deixou de ser uma rede social apenas de fotos e passou a dar prioridade a vídeos.
O especialista também acredita que o fato de as assessorias dos parlamentares publicarem tudo o que acontece na agenda deles diminui a audiência dos conteúdos. “O algoritmo pune aquele perfil que não segue as regras e é exatamente por isso que a grande maioria dos deputados não tem uma presença relevante nas redes”, disse Philipe.
Ele lembra que quem melhor sabe o cotidiano de um deputado é quem cuida da agenda dele, e isso não combina com o tempo entre uma postagem e outra.
Crescimentos incomuns em outras redes sociais
No último mês de abril, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou 65 mil seguidores no Twitter em apenas um dia. Os dados foram divulgados pela Bot Sentinel, uma plataforma de monitoramento de contas falsas nas redes sociais, denominadas bots.
A análise apontou ainda que 61.299 dos novos seguidores de Bolsonaro eram perfis recém-criados. Surgiram no mesmo dia que passaram a seguir a conta do presidente.
O crescimento de seguidores de Bolsonaro foi exponencialmente maior que a média diária de novos usuários, que fica em torno de 4.200, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.